NOTÍCIAS

Força-Tarefa de Combate ao Abigeato é homenageada na Assembleia Legislativa

A Força-Tarefa de Combate ao Abigeato e Crimes Rurais da Polícia Civil foi homenageada durante a sessão da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (10). O proponente foi o deputado Sérgio Turra (PP), em reconhecimento aos esforços realizados, durante o ano de atuação do grupo, combatendo o abigeato e outros crimes que vitimam produtores rurais. A Força-Tarefa conta, em seus quadros, com a atuação do pedritense Patrício Antunes. Além de Antunes, os demais policiais e o delegado Adriano de Jesus Linhares Rodrigues, que coordena os trabalhos, receberam o devido reconhecimento das autoridades estaduais.

O parlamentar justificou a homenagem afirmando que há muito tempo os crimes no campo prejudicam produtores rurais, trazendo incontáveis prejuízos econômicos. “Há muito tempo essa atividade criminosa corrói silenciosamente a base da economia rio-grandense”, declarou o deputado. “Comete crueldades inomináveis contra os animais, estimula a sonegação de tributos, o estelionato e o contrabando, corrompe trabalhadores rurais, expulsa pequenos produtores do campo e ainda coloca em risco a saúde da população”, prosseguiu o parlamentar.

Turra salientou que os crimes não ficam apenas na pecuária: implementos agrícolas, sementes, cargas de grãos e agroquímicos também vem sendo alvo de bandidos, pela sofisticação que o crime organizado vem adquirindo, em parte, pelo próprio poder público que não consegue dar uma resposta à sociedade gaúcha. Turra exaltou a Força-Tarefa por conseguir excelentes resultados em apenas um ano de atuação, a última operação, por exemplo, em Pelotas, desarticulou uma quadrilha especializada em carneadas.

O parlamentar ainda apresentou os resultados das ações: A Força-Tarefa desarticulou 17 organizações especializadas em abigeato, prendeu 135 criminosos, recuperou 843 bovinos, restituiu 403 bovinos a seus donos, apreendeu 53 armas de grosso calibre. Recuperou 11 carros roubados, e apreendeu outros 14 por servirem a ações criminosas. Recolheu 13 caminhões. Inspecionou mais de 15 mil bovinos em propriedades de indivíduos investigados por abigeato, apreendeu mais de 35 toneladas de carne. O confisco de animais, carnes, armas, automóveis, caminhões e outros bens em poder de criminosos resultou na recuperação de mais de R$ 6 milhões, recursos que devem ser restituídos às vítimas.

Estiveram presentes na solenidade o vice-governador José Cairoli, o chefe de Polícia, Emerson Wendt, o deputado federal Afonso Hamm (PP), o promotor público Luciano Vaccaro, o secretário de Agricultura Ernani Polo, o diretor da Farsul, Francisco Schardong, e, representando o Legislativo pedritense, o vereador Diego da Rosa Cruz (PP) e o juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Dom Pedrito, Luiz Felipe Lemos de Almeida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios