Filhotes de Zorrilho são resgatados pela ONG Coração Amigo
Animais perderam a mãe atropelada em uma estrada rural

Mais um caso de resgate de animal silvestre foi registrado em Dom Pedrito. Desta vez a ONG Coração Amigo recebeu um chamado de uma pessoa que encontrou os filhotes de Zorrilho que aparecem na foto, em uma estrada rural, depois de a mãe ser atropelada. Neste caso como nos anteriores, policiais do comando ambiental da Brigada Militar foram informados do ocorrido e vieram até o município para recolher os animais.
Sobre o zorrilho
O zorrilho é um pequeno mamífero carnívoro da família dos mefitídeos, que habita os estados do sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina). O zorrilho é capaz de produzir, armazenar e expelir uma substância extremamente fétida com efeitos tóxicos quando em alta concentração. Porém, ao contrário do que é dito popularmente, este líquido usado pelo zorrilho na sua defesa não é urina, mas secreções de glândulas perianais.
Onde vivem e o que comem?
Os gambás geralmente fazem sua morada em ocos de árvores ou sob tocos e raízes. Eles saem à noite para se alimentar e comem qualquer coisa que encontrarem: insetos, roedores, frutas silvestres, frutas podres e até ração para cães. O gambá tem um jeito único de escapar dos inimigos. Como a maioria dos predadores gosta de comer animais vivos, o gambá às vezes se finge de morto quando o inimigo se aproxima, ficando paralisado até o predador se afastar. No meio ambiente, os gambás desempenham papel importante. Além de ajudar na separação de sementes das árvores, ainda contribui para o controle da população de cobras, de escorpiões, de répteis e aracnídeos.
O zorrilho é encontrado em regiões diversas da América do Sul e, principalmente, no Sul e no Leste do Brasil. Outros países em que esses mamíferos são frequentes são: Chile, Argentina, Uruguai, Peru e Paraguai.
Com informações de Só Biologia