NOTÍCIAS

Falta de um acordo entre prefeitos da região inviabilizam vinda de reforço para a BM de Dom Pedrito no carnaval

O 6º Regimento de Polícia Montada em Bagé recebeu na tarde de ontem (15), a informação oficial do comando superior confirmando que não terá condições de enviar efetivo para o carnaval na região da campanha. Também foi confirmado que nem mesmo as diárias foram liberadas, devido a crise que afeta o Estado.

Cabe lembrar que, no início de janeiro, em uma reunião realizada no comando de Bagé, os prefeitos da região que estavam presentes haviam sido convocados para debater o calendário de eventos de 2017, e que o carnaval, que era o primeiro deles, não poderia ser realizado nos mesmos dias em mais de uma cidade, sob pena de não haver efetivo para cobrir as mesmas.

Embora Dom Pedrito tivesse saído na frente por ter entrado em contato com o comando ainda no ano passado, o fato de outras duas cidades (Lavras do Sul e Caçapava) não terem recuado de realizar nos mesmos dias que Dom Pedrito criou um grande problema para que o município pudesse receber efetivo suficiente para garantir a segurança do carnaval de rua.

O Tenente Coronel Sérgio Alex Laydner Medina, explicou na oportunidade que a Brigada Militar não teria condições de atender os municípios que fizessem eventos na mesma data, devido ao baixo efetivo da região, acrescentando que a reunião havia sido feita com o intuito de sensibilizar todos os prefeitos da necessidade de criar um calendário de eventos, para que todos pudessem ser atendidos dentro das demandas necessitadas.

Infelizmente, não houve esse entendimento entre os prefeitos, e o resultado de negativa por parte do comando superior ao da região da campanha acabou sendo o que todos já imaginavam que iria acontecer, pois na reunião ocorrida no dia 10 de janeiro, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, o Sgt. Marco Aurélio do 4º Esquadrão da Brigada Militar, havia confirmado que o efetivo da Brigada seria insuficiente se não viesse o reforço esperado, e que para um evento deste porte o ideal seria de pelo menos 24 policiais, acrescentando que o comando já deixou claro as dificuldades do efetivo do 6º Regimento para este e os próximos eventos.

De acordo com o Capitão Patrique Rolim, “sem o efetivo necessário, a decisão sobre o cancelamento cabe somente ao Prefeito Municipal Mário Augusto, que será informado amanhã (17) sobre o efetivo insuficiente que temos para atender e garantir a segurança. É claro que ele tem a liberdade de prover a segurança do evento se assim desejar”.

Relembre a matéria do dia 04 de janeiro

Durante a reunião, foi dito pelo comando de Bagé, que “para que a polícia militar possa atender todas as cidades, é fundamental que cada uma faça o evento em datas diferentes umas das outras”, e neste ponto surgiu, naquele dia, o primeiro entrave, pois os prefeitos de Dom Pedrito, Lavras do Sul e Caçapava do Sul comunicaram que iriam realizar nos dias em que o carnaval efetivamente fosse acontecer, de 25 à 28 de fevereiro.

Dom Pedrito seria a primeira cidade beneficiada com as datas de 25 e 26, pois o Prefeito Mário Augusto já havia conversado com o Tenente Coronel em novembro do ano passado e manifestado interesse, acrescentando que o Consepro da cidade teria oferecido a verba para pagamento das diárias dos policiais que, para nossa cidade, viessem auxiliar na segurança. Porém, como os prefeitos de Lavras do Sul, Savio Johnston Prestes e o de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy da Silva, não abriram mão dos quatro dias de carnaval neste mesmo período, criou-se uma dificuldade nas negociações.

Com a indefinição neste primeiro momento, ficou acertado que os prefeitos irão realizar reuniões em suas cidades com as entidades carnavalescas para expor a situação, fato que poderá ajudar na definição de uma data. Também surgiu nesta reunião a ideia de levar o comando até cada uma das cidades, para que os oficiais possam repassar para a comunidade, e também para os maiores interessados no carnaval, as dificuldades que a instituição terá para atender todos os municípios se quiserem manter as mesmas datas para a realização deste e outros eventos ao longo de 2017.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios