Executivo deve abrir sindicância para investigar corte de eucaliptos no Horto Florestal

Um leitor relatou à reportagem da Qwerty Portal de Notícias que recentemente, eucaliptos localizados na parte da frente do Horto Florestal haviam sido cortados. Ainda, segundo o leitor, a justificativa do corte dos eucaliptos é que havia um documento da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) autorizando a ação, pois a vegetação estava interferindo na rede elétrica. Entretanto, o leitor também contou à reportagem que a ideia é que o desmatamento da área fosse feito para construir residências.
A reportagem foi até o local na manhã de sexta-feira (20) e conferiu que realmente havia ocorrido o corte das árvores. Conversamos com um funcionário público que confirmou que a CEEE havia solicitado o corte dos eucaliptos, sem outras intenções, exceto impedir que a vegetação prejudicasse a rede elétrica.
Buscamos informações com o assessor de imprensa e comunicação da Prefeitura, Marcelo Rodriguez. Ele explicou que o secretário de Agricultura, Antônio Carlos Vicente e Silva, flagrou o corte dos eucaliptos. Marcelo confirma que foi um pedido da CEEE, entretanto, não competia ao funcionário realizar o corte das árvores. “Não foi informado ao secretário ou a qualquer outro componente da administração. A ação foi executada. Será aberta uma sindicância para apurar o ocorrido”, diz Rodriguez.
Há uma discussão no âmbito da legislação sobre a permissão do corte de eucaliptos em propriedade privada. Entretanto, por se tratar de área pública, o responsável poderá ser enquadrado na lei 9.605, que dispõe sobre as atividades lesivas ao meio ambiente.