Ex-secretário de Saúde de Dom Pedrito, Raul Zanolete vai para o semiaberto
Anteriormente internado na Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito, ele agora passa a cumprir pena no albergue do Presídio Estadual de Dom Pedrito

Na tarde desta quarta-feira (10), o ex-Secretário de Saúde de Dom Pedrito, Álvaro Raul de Souza Zanolete, obteve a progressão de regime de cumprimento de pena para o semiaberto. Até então ele estava internado para tratamento de saúde na Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito, e agora passa a cumprir pena no albergue do Presídio Estadual de Dom Pedrito, onde pernoita após trabalhar durante o dia.
O ex-Secretário de Saúde – que anteriormente havia sido condenado há mais de 54 anos de prisão – após apelo interposto, recentemente teve sua pena redimensionada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, restando diminuída para 08 anos 07 meses e 22 dias; o que permitiu a passagem a um regime de execução mais brando.
Procurados pela Qwerty Portal de Notícias, os advogados Richard Noguera e Eduarda Moreira, que representam a defesa de Álvaro Raul, mencionam que: “a decisão já era esperada, especialmente após o julgamento do recurso de apelação, tendo em vista que RAUL encontra-se em cumprimento de pena desde 02/12/2020, atingindo os requisitos necessários para a progressão de regime (requisito temporal e bom comportamento carcerário)”.
Ainda, ressaltaram que “este é o caminho natural de cumprimento de pena, quando os reeducandos, ao cumprirem alguns requisitos, podem obter benefícios que contribuam para a reinserção em sociedade”.
Perguntados se a redução da pena do ex-secretário e agora a progressão de regime havia deixado satisfeita a Defesa, explicaram que “no âmbito recursal foi obtido o máximo êxito com o recurso manejado, e que a nível de execução penal foi deferido o pleito apresentado, porém, estuda-se a possibilidade de uma ação de revisão criminal, que venha a corrigir completamente a injustiça, e devolver RAUL à condição de inocente”.