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Escolas Municipais de Santo André preparam alunos para o futuro com ensino de robótica e programação

Reportagem exibida no Jornal Hoje apresenta uma previsão do cenário atual e futuro sobre o mercado de trabalho

Em um movimento inovador, escolas municipais de Santo André, no coração do ABC Paulista, estão revolucionando o ensino ao introduzirem a montagem e programação de robôs no currículo escolar. A reportagem exibida no Jornal Hoje e que faz parte de uma série apresenta uma previsão do cenário atual e futuro sobre o mercado de trabalho.

A iniciativa vai além do simples aprendizado sobre dispositivos eletrônicos, proporcionando aos estudantes uma compreensão profunda sobre o funcionamento dessas tecnologias e a capacidade de criar tarefas e comandos para os computadores, complementando os tradicionais métodos de ensino baseados em livros.

É crucial que as crianças não apenas adquiram conhecimentos acadêmicos, mas também desenvolvam habilidades práticas e uma mentalidade preparada para os desafios futuros. Enquanto sociedade, estamos moldando os jovens não apenas para o presente, mas também para um mundo de trabalho que está constantemente sendo influenciadas por avanços tecnológicos, práticas de inovação e mudanças socioeconômicas e climáticas.

O debate sobre a formação educacional no Brasil está em constante evolução, especialmente diante da crescente demanda por profissionais qualificados. Uma das portas de entrada para o mercado de trabalho é o ensino técnico, como exemplificado pelo curso de mecânica de mecatrônica, onde uma aluna encontrou não apenas uma oportunidade para mudar sua própria vida, mas também a de sua família.

Atualmente, o profissional mais requisitado é o técnico de nível médio, aquele que atua como interface entre a operação das fábricas e os departamentos de engenharia. São esses técnicos que detêm a responsabilidade pelo processo produtivo, destacando a importância de uma formação adequada para os jovens brasileiros que buscam sua vocação.

Para atender às demandas do mercado, estima-se que o Brasil precise qualificar mais de 9 milhões de pessoas em ocupações industriais nos próximos quatro anos. É evidente que o futuro do trabalho exige uma preparação sólida, não apenas em termos de tecnologia, mas também de habilidades humanas.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, é fundamental lembrar que a capacidade humana de adaptação, criatividade e colaboração continua sendo um elemento essencial, ressalta um dos educadores envolvidos no projeto. “Nossas escolas estão focadas não apenas em formar técnicos competentes, mas também em cultivar cidadãos preparados para enfrentar os desafios do século XXI.”

Com informações do G1

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