Escola Urbano das Chagas realizou conferência sobre meio ambiente
O tema do evento "Vamos cuidar de Dom Pedrito cuidando das águas"
Ocorreu na última quinta-feira (07), no Dom Pedrito Country Clube, uma conferência sobre o meio ambiente realizada pela Escola Estadual Coronel Urbano das Chagas. O tema do evento foi “vamos cuidar de Dom Pedrito cuidando das águas”.
Este trabalho teve início baseado num projeto do MEC (Ministério da Educação), com o título “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” que deveria ter a realização da conferência na Escola, ainda no mês de março. Devido ao pouco tempo para organizar o projeto, a direção da escola decidiu em reunião com os professores da área de Ciências, que não haveria a participação do Ministério, mas que a ideia seria aproveitada para um trabalho à nível local.
Ainda de acordo com à direção, foram convidadas algumas autoridades do município em termos de água e meio ambiente, a fim de ser estabelecida as diretrizes do projeto. Inicialmente, foram definidas ações e para estudo “in loco” com nossos protagonistas do evento (os alunos).
Os alunos dos 6º anos por exemplo, foram acompanhados das professoras Rosangila Castro, Eronilda Fonseca e Geanini Bernardini e do presidente da União Pedritense de Proteção ao Ambiente Natural, Dionil Pereira. Eles estiveram no Parque das Acácias;
Já os alunos dos 7º anos, acompanhados das professoras Bianca Garcez e Luciane Kettermann foram até a ANSUS, empresa responsável pelo recolhimento do lixo no município.
A turma dos 8º anos, acompanhados pela profª Laura Mello e a coordenadora pedagógica Lisiane Martins, fomos até à Barragem da Taquarembó, também estiveram no local, Edson Silva e Gerson Harter, este Diretor de Irrigação da Secretaria da Agricultura, em Porto Alegre, que apresentou as informações pertinentes à construção da Barragem. Pascoal Marcelo Brandi (Pacase), representou a imprensa municipal.
Por fim, os alunos dos 9º anos, que tiveram acompanhados da profª Manuela Oliveira e do profº Gabriel Castilhos foram conhecer a Estação de Tratamento de Água e assistiram atentamente as explicações do funcionário Robson. Após todos esses estudos, foram realizadas diversas palestras na escola, coordenadas por Giuseppe Bica, gerente da Corsan e pelo funcionário Jiuliano.
A realização de todas essas ações previstas no projeto, foram necessárias para que uma representação de cada ano pudesse apresentar o seu relato, trazendo sugestões para a preservação desta parte do meio ambiente, a fim de construirmos um banco de ideias de preservação das águas e do uso consciente do abastecimento de água.
A profª Bruna Bueno irá registrar essas ideias, que posteriormente serão encaminhadas para o departamento específico da Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Meio Ambiente. “Faz parte da competência docente a capacidade de não só fazer bem aquilo que se faz, mas fazer o bem com aquilo que se faz.” Mário Sergio Cortella.
Direção da escola:
Cilene Maria Camponogara Friedrich – Diretora
Lisiane Freitas Rossato – Vice-diretora da manhã
Lisiane Machado Duarte Martins- Coordenadora Pedagógica e coordenadora do projeto
Todos os trabalhos foram coordenados pelas professores de ciências: Luciane Kettermann, Areane de Brum, Gabriel Castilho, Bianca Garcez, Manuela Oliveira, Laura Mello e Rosangela Castro