Escola Bernardino Tatu cria mascote em projeto de educação fiscal
Ação visa trabalhar o tema com alunos, professores e comunidade escolar


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardino Tatu está desenvolvendo um projeto de educação fiscal com seus alunos. A ação tem como objetivo principal trabalhar com alunos, professores e comunidade escolar, de forma participativa e colaborativa, o tema Educação Fiscal para a construção de uma sociedade mais digna e consciente dos seus direitos e deveres como cidadãos.
As atividades do Projeto serão desenvolvidas ao longo do ano letivo, envolvendo as diversas áreas do conhecimento, com o propósito de esclarecer a respeito da função socioeconômica dos tributos; incentivar o monitoramento da aplicação dos recursos públicos; promover ações de conscientização e combate à sonegação fiscal, entre outros.
Uma ação simples e muito importante no combate à sonegação fiscal se refere à conscientização sobre a importância de pedir a emissão da Nota Fiscal no momento da compra. Exigir a nota fiscal é a única forma de o cidadão garantir que o imposto pago por ele, embutido no preço final do produto adquirido, retorne em serviços públicos.
A emissão da nota fiscal torna possível ao Estado exigir o pagamento do tributo devido pelo contribuinte, revertendo esses recursos em serviços para a sociedade, como saneamento básico, educação, saúde e segurança. Além disso, este é o documento hábil para o exercício do direito ao consumidor.
Uma das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto foi a criação de uma mascote, confeccionada pela aluna Luiza Brinhol Bardete do 8°ano verde. Agora, estamos solicitando a participação da comunidade na seleção de um nome para a mascote do Projeto de Educação Fiscal da Escola Bernardino Tatú. Para participar da votação, acesse o link: https://forms.gle/v9Bt2qyCc4dZWfUh6