Entenda o que é a Flurona, dupla contaminação por Covid-19 e gripe
Ao menos três estados brasileiros têm relatos de testes positivos tanto para a Covid como para a gripe

Já existem brasileiros diagnosticados com Flurona, que testam positivo para covid e Influenza – ao mesmo tempo. O termo foi criado a partir da palavra “flu” (de influenza) e “rona” (de coronavírus).
A chamada dupla contaminação é constatada quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo. Ela foi apelidada de “flurona” (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus) na imprensa internacional, mas o termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.
Os sintomas da “flurona”, se comparados aos da covid-19 ou da Influenza isoladamente, são bem semelhantes entre si e o diagnóstico é feito através de painel viral. Observa-se febre, dor no corpo, inapetência, tosse, dor nas articulações, nos músculos e de garganta. Em casos mais graves, pode haver falta de ar e a necessidade de internação, eventualmente até em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
As recomendações para a prevenção são as mesmas quando se fala em covid-19 ou em gripe: usar máscara de proteção facial, evitar ambientes fechados e aglomerações. Além disso, a imunização, tanto contra o coronavírus como contra a Influenza, se mostra mais que necessária.