Enfermeira alerta que pessoas que não estão vacinadas contra sarampo devem procurar Posto de Saúde
Doença foi objeto de discussão em capacitação realizada na manhã de hoje

Na manhã de hoje (26), foi realizada uma capacitação com o tema “Reflexão sobre a mudança de cenário do Sarampo no Brasil”. O evento foi realizado pelo Grupo de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Saúde, em parceria com a Vigilância em Saúde e Atenção Básica no auditório do Centro de Convivência da Família. As informações são do Departamento de Comunicação.
Participaram da capacitação: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, ou seja, profissionais da rede de atenção em saúde e também representantes de escolas e entidades que atuam junto ao público infantil do município.
O tema foi abordado pela técnica em Enfermagem, Maria Salete Schardong, coordenadora da Vigilância em Saúde e pelos médicos Rafael Cardona e Joedson Cruz.
Cenário local
Conforme a enfermeira Manuelle Piriz, coordenadora local da Atenção Básica, todas as pessoas que não estão imunizadas contra o sarampo devem ir até a sala de vacinação para atualização do seu calendário vacinal. “Pessoas com idade entre 12 meses e 29 anos deverão receber duas doses da vacina Tríplice Viral, com intervalo de pelo menos um mês. Adultos de 30 a 49 anos, uma dose. Gestantes e maiores de 49 não devem tomar a vacina”, explicou Manuelle.
Cabe salientar, que a vacina só é feita uma vez na vida. Quem já fez está imunizado e quem já teve sarampo também está.
Importante reforçar que a melhor forma de combater o sarampo é a prevenção por meio da vacinação e uma campanha está programada para o início de agosto, onde serão vacinadas todas as crianças entre 12 meses e cinco anos de idade.