Empresa estaria interessada em explorar xisto betuminoso no solo pedritense

Informação dada durante o programa Primeiro Jornal, da Rádio Upacaraí, dá conta de que uma empresa está interessada em explorar xisto em Dom Pedrito, a exploração seria feita em dois subdistritos. Muito já se comentou sobre o solo pedritense conter grandes reservas deste mineral, entretanto, não há uma certeza de qual seria o impacto ambiental e/ou ganhos financeiros a nível local, em caso de exploração.
A Irati Energy, empresa que estaria interessada na exploração, já atua na região sul, segundo o site da empresa, “os projetos de xisto betuminoso exigem investimento inicial de capital para construir uma planta que produza óleo de forma consistente por muitos anos no futuro. A fábrica no Brasil tem produzido por 30 anos. É, por conseguinte, essencial que um investimento em xisto betuminoso seja complementado com um regime político, jurídico e fiscal estável, com uma política claramente definida em matéria de mineração e energia e um programa transparente de licenciamento ambiental para proteger os investimentos. É nossa opinião que o Brasil oferece aos investidores esta estabilidade geopolítica”. A empresa possui bases no Brasil, mas tem sua operação concentrada no Canadá.
Sabe-se que a mineração – apesar de todas as discussões sobre o assunto – pode se tornar uma realidade, muito em breve, na região, embora os ambientalistas e estudiosos sobre o tema alertem, de forma bastante clara, sobre os prejuízos ambientais que a atividade pode trazer. Muito além do meio ambiente, a exploração também pode afetar a pecuária e a agricultura: atividades essenciais para a região. Cabe salientar, porém, que a natureza dos projetos são independentes, com extrações distintas.
Os rumores sobre a exploração de xisto em Dom Pedrito não são novos. Por diversas ocasiões se falou no potencial do solo a ser explorado. Conforme mapa elaborado em reportagem da Folha de São Paulo (que pode ser conferido abaixo), Dom Pedrito está na Bacia do Paraná.
Saiba mais sobre o xisto betuminoso
O xisto betuminoso é uma camada de rocha sedimentar originada sob temperaturas e pressões elevadas, contendo matéria orgânica, disseminada em seu meio mineral. Ao aquecer essa rocha obtém-se um óleo, que em seguida é refinado. O óleo do xisto refinado é idêntico ao petróleo de poço, sendo um combustível muito valorizado. É possível produzir gasolina, gás combustível e enxofre através do óleo encontrado no xisto betuminoso.