Em vídeo que viralizou, sugestão é dada para ‘resolver’ problema da pavimentação de ruas em Dom Pedrito
No vídeo, é relatado projeto de pavimentação comunitária em Manoel Viana

Viralizou nas redes sociais, um vídeo, alegadamente gravado em Manoel Viana, município próximo a Alegrete, em que o narrador, acompanhado de outro homem, mostra um projeto que seria voltado à pavimentação comunitária. Durante o vídeo, ele cita que a prefeitura possui uma parceria com a população para pavimentação de ruas. Até aí, tudo normal, no entanto, em determinado momento (assista abaixo), o narrador cita Dom Pedrito, que deveria, em suas palavras, seguir o exemplo daquele município.
“Eu gostaria de mandar esse vídeo para o prefeito (Mário Augusto de Freire Gonçalves) de Dom Pedrito, para que ele analisasse e visse. Mesmo numa cidade pequena como Manoel Viana, cerca de oito mil habitantes, eles estão conseguindo calçar suas ruas, já que é tão difícil calçar Dom Pedrito”, afirma.
Já no primeiro pronunciamento durante a sessão legislativa de ontem (11), transmitida pela Qwerty TV, a vereadora Rosemeri Martins dos Santos (Progressistas), tocou no assunto. A parlamentar referiu-se como um problema histórico do município, ressaltando as cobranças por uma solução. “É um problema que vem se arrastando ano após ano. Digo isso porque sou moradora de uma rua onde sofro há 28 anos com terra e com buracos”, falou a parlamentar, citando o referido vídeo e o projeto de pavimentação executado. “Entrei em contato com o prefeito e com a secretária do Planejamento, para ver se eles assistiram ao vídeo e qual a opinião em relação ao mesmo. E eles estavam reunidos naquele momento comentando sobre este assunto e combinando de buscarem mais informações sobre o mesmo, para ver se é viável para Dom Pedrito e se é possível que aquela ideia seja colocada em prática”, ressaltou a vereadora.
Em a parte, o vereador Jonathan Souza Duarte (PDT), diz que o Executivo sofre com falta de sintonia, pois no final de novembro do ano passado, o parlamentar entregou um projeto de lei sobre pavimentação comunitária. “Entreguei nas mãos do prefeito Mário Augusto, da mesma forma que entreguei o outro, que o Protocolo de Ação Conjunta (PAC) com mão de obra prisional, mas este propriamente, em resposta da Procuradoria Jurídica, (afirmava que) não há óbice legal”, relatou o vereador, também tecendo uma crítica à Secretaria do Planejamento. “O que ela menos faz é planejar”.
Rosemeri finalizou afirmando que a ideia, de alguma forma, se possível for, será lavada adiante. “Não cabe ao senhor (vereador Jonathan) questionar a mim ou mostrar a mim, o senhor precisa questionar ao Executivo”, pontuou a parlamentar, complementando que esta é uma preocupação de todos os gestores que passaram pela chefia do município.
Outros parlamentares também citaram o vídeo. Luiz Carlos Pinto Cruz, Caio (MDB), diz que o Executivo precisa recuperar sua ‘credibilidade’ diante da comunidade pedritense, para possibilitar o andamento deste tipo de parceria.
Duarte citou que já existe uma ‘parceria’ em Dom Pedrito, na esquina das ruas Cel. Urbano e Cel. Longuinho, onde só é transitável graças ao entulho de cascalho em que uma empresa está preenchendo os buracos.
Em contato com o Executivo, através do Departamento de Comunicação, foi salientado que à administração já entrou com o Executivo de Manoel Viana. No primeiro momento, será realizando um levantamento das informações, para saber se procede a parceria relatada no vídeo. Os valores relatados no vídeo não estariam corretos. Se a viabilidade for confirmada, haverá um estreitamento com o município de Manoel Viana.
Assista: