Em São Paulo, Qwerty Internet participa do 10º Encontro Nacional de Provedores Regionais

O diretor da Qwerty Internet, Marcos Brum, acompanhado do gerente de redes Renato Bianchin, estão em São Paulo participando do 10º Encontro Nacional de Provedores Regionais, realizado pela Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).
O evento é considerado o maior encontro do setor na América Latina e está sendo realizado de hoje (5), até quarta-feira (7), com a presença de mais de 100 expositores e uma agenda que aborda as principais questões do Mercado de Telecom.
O encontro está sendo realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com expectativa de contar com mais de 6 mil presentes ao longo dos três dias de apresentações e workshops, além da participação de mais de 100 expositores. Entre os principais assuntos em debate, estão os desafios regulatórios e tributários (como a correta tributação sobre os serviços de telecomunicações e SVA), os impactos do fim da concessão da telefonia e o programa Internet para Todos, dentre outras questões de relevância para o universo de mais de 6 mil Internet Service Providers (ISPs).
As principais autoridades do segmento de Telecom estão presentes, como o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab; o presidente da Anatel; Juarez Quadros; o presidente da Telebras, Jarbas Valente e o diretor-presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR),Demi Getschko, entre mais de 60 palestrantes. Representantes do governo, associações e empresas, além de diversos especialistas, terão a oportunidade de dialogar sobre os rumos do setor.
“2018 é um ano crucial para o futuro das telecomunicações do Brasil. Temos eleições e diversos projetos em pauta que definirão a que ritmo a internet se expandirá nos próximos anos e como as novas tecnologias serão assimiladas por aqui. Os provedores regionais possuem papel de destaque nesse processo, com a força de quem representa 16% dos acessos de internet no país e ainda está longe de explorar todo o seu potencial. Para seguir se fortalecendo, é fundamental manter a firmeza nas bandeiras que defendemos, por livre concorrência e mais investimento na internet de locais afastados os grandes centros”, comenta Basílio Perez, presidente daABRINT.
Nos três dias de agenda, os temas mais relevantes para o atual momento dos provedores regionais serão abordados. No dia 5 de junho, logo pela manhã, será realizado o painel “Os desafios regulatórios para os Provedores Regionais: SCM e SVA e os impactos na tributação”. Na sequência, advogados e representantes do setor participarão do debate “Novo modelo: fim da concessão da telefonia e o seu possível impacto para os provedores regionais”. Às 14h, acontece a Aberturaoficial do evento, seguida das palestras sobre “Programa Internet para Todos: o papel dos provedores regionais” e “Entenda por que as políticas públicas para telecomunicações definidas em Brasília são importantes para o seu negócio e saiba por que não fornecer informação à Anatel pode te prejudicar”. A terça-feira (5) contará ainda com uma apresentação de Gustavo Caetano, fundador daSambatech, líder em gestão e distribuição vídeos online na América Latina e considerada uma das empresas mais inovadoras da região.
A quarta-feira (6 de junho) será aberta com a temática “Compartilhamento de infraestrutura: transferências de responsabilidades e descumprimento do preço de referência dos postes”. Linhas de crédito e opções de fomento para provedores serão detalhadas ainda pela manhã, em “Financiamento para provedores: conheça o que o BNDES, a Caixa, a FINEP e os bancos regionais têm a oferecer”. No início da tarde, o leilão da tecnologia Long-Term Evoltuion da faixa de 2,5 GHz será o tema central no painel “Quais as soluções e modelos de negócios de utilização do LTE pelo provedor regional”. O dia ainda inclui os debates “Franquia de dados na banda larga fixa: quais são os riscos da proibição dos planos com franquia?” e “Como o fim da neutralidade de rede nos EUA poderá afetar os negócios no Brasil?”.
Três apresentações principais marcarão o dia final do evento (quinta-feira, 7 de junho): “Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) e a nova realidade que se abre para telecom”, “Bate-Bola ABRINT: debate sobre os principais temas que afetam os provedores” e “Segurança e privacidade de dados pessoais: os desafios para os provedores de internet”. A programação completa, com os nomes dos palestrantes e mediadores para cada tema, pode ser acessada aqui.
Dez anos de ABRINT
Cerca de 100 pessoas compareceram no primeiro Evento para Provedores, realizado pouco após a fundação da ABRINT, há dez anos. Desde então, o encontro cresceu exponencialmente até atingir os 6 mil presentes na última edição – assim como os provedores ampliaram sua participação no mercado e a internet no Brasil deu um salto no qual a participação dessas empresas foi fundamental. Em 2008, apenas 18% dos domicílios brasileiros possuíam acesso à internet. Cerca de dez anos depois, essa proporção aumentou para 54%, segundo dados divulgados pelo 12º relatório TIC Domicílios, elaborado pelo Cetic.br.
Para relembrar as conquistas desses dez anos, o evento terá uma comemoração à altura: no lugar do tradicional jantar para associados, haverá uma festa na noite do dia 6 de junho. “Esse encontro tem muito simbolismo. O balanço dessa década de trabalho é extremamente positivo, vemos que tanto empenho para representar o setor foi recompensado. Queremos celebrar com todos os associados e parceiros que tornaram isso possível”, comenta Basílio Perez.
ABRINT Mulher
O evento contará, ainda, com mais um workshop da Câmara ABRINT Mulher, iniciativa cujo objetivo é estimular as melhores práticas de gestão e fortalecer a participação feminina no setor de Telecomunicações. Durante o Encontro Nacional, serão debatidas questões de igualdade de gênero no mercado corporativo.
A Câmara ABRINT Mulher foi idealizada no encontro anual da entidade em junho de 2016, e, desde então, é gerido por quatro mulheres da diretoria: Marina Carvalho (diretora jurídica), Ana Maria Rosini (diretora comercial/marketing), Cristiane Sanches (diretora jurídica) e Julinayde Adorno (diretora de relacionamento). Em pouco menos de dois anos, o grupo alcançou grande destaque nas atividades da associação, com a responsabilidade de organizar os eventos “ABRINT na Estrada” (voltados a promover encontros de provedores em municípios do interior do país e capitais de menor porte), além da realização de workshops de gestão, nas quais tanto mulheres como homens tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo experiências positivas em temas fundamentais como liderança, gestão do tempo e atendimento ao cliente.