- DestaquesNOTÍCIASVARIEDADES

Em dez anos da resolução que valida o casamento homoafetivo, Dom Pedrito registra apenas três uniões

Todos os casamentos ocorreram com casais femininos

A resolução que valida o casamento homoafetivo no Brasil completou dez ano em maio. Em 13 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Resolução nº. 175/2013, que estabelece a validade do casamento homoafetivo nos cartórios de registro civis em todo o Brasil. A medida é considerada uma vitória na garantia dos direitos civis deste público que até então encontrava dificuldades em algumas situações, como no caso de heranças por exemplo. Uniões que existiam de fato, não encontravam eco diante da necessidade de se fazer justiça.

Apesar do tempo transcorrido, Dom Pedrito veio a registrar sua primeira união homoafetiva somente em 12 de dezembro de 2018. Outro casamento ocorreu dez dias depois. E a última união ocorreu há mais de um ano, no dia 18 de março de 2022. Todos os casamentos ocorreram entre mulheres.

É interessante refletir a respeito deste número e sobre alguns questionamentos que surgem, como o fato de terem ocorrido somente três casamentos homoafetivos em Dom Pedrito ter se dado por conta de a cidade ser pequena e preconceituosa? Ou por outra – o fato de somente casais femininos terem oficializado sua união, demonstra que elas são em maior número ou mais resolvidas quanto a sua sexualidade em relação aos homens? Indo mais além: Este número de apenas três casamentos é pequeno realmente, ou segue apenas uma tendência em que os casais de modo geral preferem morar junto sem necessariamente oficializar a união?

Deixe sua opinião nos comentários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios