Em Bagé, Polícia Civil deflagra Operação Carancho
Até o momento seis pessoas foram presas em flagrante por diversos crimes, como tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de munição e posse de arma

A Polícia Civil, em parceria com as Delegacias de Polícia da 9ª DPRI e com a Brigada Militar, deflagrou na manhã de hoje (09), na vizinha cidade de Bagé, uma operação denominada Carancho, resultado de quatro meses de monitoramento da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab/Bagé) à um grupo inicialmente envolvido com furto de ovelhas na Rainha da Fronteira, e que acabou se envolvendo ao tráfico.
Até o momento seis pessoas foram presas em flagrante por diversos crimes, como tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de munição e posse de arma. De acordo com a PC, durante a diligência, “foram apreendidas diversas drogas, munições, dinheiro um veículo e um revólver calibre 38”.
O histórico das investigações
Ao longo desses meses de investigações, três dos principais suspeitos foram presos em flagrante pelo furto de 15 ovelhas, mas acabaram sendo liberados pelo Poder Judiciário e puderam responder em liberdade, sendo monitorados através do uso de tornozeleira eletrônica. Contudo, dois deles romperam o equipamento, desobedecendo às medidas impostas, gerando o pedido de prisão preventiva dos mesmos, uma vez que “continuaram atuando no furto abigeato e tráfico de drogas”, pontua a PC. O pedido, no entanto, não foi acatado pelo Judiciário que “decretou medidas cautelares diversas das prisões”, ressalta.
Em liberdade, a quadrilha tornou-se responsável pelo furto de 180 animais em Bagé, totalizando um prejuízo de aproximadamente R$100 mil aos produtores locais. A prática dos criminosos era realizada sempre nas madrugadas. Enquanto parte dos indivíduos capturavam e amarravam os ovinos “um comparsa, utilizando um veículo, os recolhia e os levavam até uma residência onde os animais permaneciam até serem vendidos já carneados a diversos consumidores”, destacou o texto.





