NOTÍCIAS

Em Bagé, Arquivo Público lança exposição sobre São Sebastião

Devido à proximidade da data, São Sebastião, padroeiro de Bagé, é alvo de homenagem por parte do Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda, localizado naquele município. Na manhã de ontem, o espaço lançou a exposição “Arquivo e Memória do Padroeiro”. Os materiais ficarão disponíveis para visualização até o dia 2 de março. As informações são do Jornal Folha do Sul.

Conforme a jornalista Brunna Ayres, responsável pela exposição, o local reuniu uma série de informações e registros que detalham aspectos históricos e religiosos do padroeiro, como uma foto da Matriz, em 1894, e uma oração ao santo, que é reverenciado pelos católicos como um “soldado de Cristo”. Todas as peças foram doadas pelo agente cultural Sávio Machado. “É importante destacar que o Arquivo Público trabalha com doações e tem como foco preservar a história da cidade”, ressalta.

Cavalgada

Responsável pelas doações, Machado relata que a ideia surgiu quando entregou um folhetim para Cláudio Lemieszek, com informações sobre a Catedral. “Como sou um dos organizadores da cavalgada, tenho uma série de informações históricas. Reuni alguns materiais e trouxe para o arquivo. Assim, daqui a 100 anos, as pessoas saberão o que fizemos em 2018. A cavalgada histórica tem uma forte relação com o bispo dom Gílio Felício, que chegou em 2003 na cidade, e decidiu refazer o trajeto histórico”, ressalta. Em relação a esse evento, Machado afirma que tramita, no poder Legislativo, um projeto de lei que coloca a atividade no calendário oficial do município. “A cavalgada histórica abrange aspectos religiosos, turísticos e culturais”, enfatiza.

Animação

Em meio aos materiais históricos, o Arquivo Público Municipal também disponibiliza um curta-metragem de animação sobre São Sebastião. O filme tem duração de 1min30s e conta com desenhos do artista pelotense Theo Gomes, narração de Pedro Bial e produção de Fabrício Rossato.

Jornal Folha do Sul

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios