Ela não vem mais? Volume de chuva previsto para Dom Pedrito diminui drasticamente
Segundo Inmet, município foi um dos mais quentes do estado na tarde de segunda-feira

Após uma segunda-feira (13) de muito calor no Rio Grande do Sul – a máxima registrada em Porto Alegre foi de 37,2ºC – o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a possibilidade de temporal e queda de granizo no território gaúcho nesta terça-feira (14). A medição da Climatempo considera até as 15h na estação meteorológica do bairro Jardim Botânico e colocou a cidade como a Capital mais quente do país no dia.
Podem ser registradas no RS rajadas de vento entre 60 km/h e até 100 km/h. Dessa forma, existe o risco de alagamentos, danos nas redes de energia e aparelhos elétricos, quedas de árvores e estragos em plantações em todo o Estado.
As regiões da Campanha, Noroeste e Fronteira Oeste devem ser as mais atingidas. Nestas áreas, sete municípios devem ter acumulados de 48 mm, o que representa 30% da expectativa para o mês. Na Capital, a precipitação aparece na segunda metade do dia e os acumulados podem chegar a 24 mm.
Segundo a Climatempo, pelo fato desta segunda-feira (13) ter registrado altas temperaturas em todo o Estado, esse calor favorece a formação de nuvens de chuva. Contudo, a circulação de vento em diferentes níveis da atmosfera também corrobora para a existência de nuvens carregadas.
O cenário de chuva deve persistir até a próxima sexta-feira (17).
Em Dom Pedrito
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou Dom Pedrito como um dos municípios mais quentes do estado nesta segunda-feira (13) e após esse calorão, as instabilidades chegaram à região da Campanha. Apesar das nuvens carregadas, na Zona Urbana quase não houve registros de chuva na manhã desta terça-feira (14).
Ainda há possibilidade de precipitações para hoje e as temperaturas diminuíram nas últimas horas, permanecendo entre mínimas de 24°C e máximas de 30°C.
Essas instabilidades devem permanecer por aqui até, pelo menos, quinta-feira, quando as possibilidades de chuvas diminuem e as temperaturas ficam ainda mais amenas, com mínimas de 12°C e máximas de 25°C na sexta-feira (17).