- DestaquesNOTÍCIAS

Dom Pedrito tem 556 focos de Aedes Aegypti, só em 2022

A equipe da Vigilância Ambiental realizou entre os dias 2 e 6 de maio, nos bairros Industrial, Santa Terezinha, Vila Natal, Getúlio Vargas, Argeni Jardim, Dr José Tude de Godoy e Centro, um trabalho que abrangeu um raio de 150 metros a partir de residências onde foram registradas suspeitas de infecção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Nesse período foram coletadas 99 amostras de larvas, sendo 93 do mosquito Aedes aegypti e 6 do mosquito Culex. Esses dados apontam que 94% dos focos encontrados nos bairros acima estão relacionados ao Aedes aegypti, o que confirma o alto risco de um surto ou epidemia de dengue a qualquer momento.

Os profissionais ainda reforçam que a aplicação de inseticida só é permitida e possibilitada em locais que tenham casos suspeitos ou confirmados de contaminação por dengue, zika vírus ou chikungunya.

Na medida do possível, obedecendo as normas do Ministério da Saúde, mais aplicações de inseticida serão feitas em diversos bairros da cidade, buscando eliminar novos eixos de transmissão oriundos do Aedes aegypti.

Em 2022, o total de focos contabilizados no município já chega a 556, demandando cada vez mais os cuidados necessários por parte da população, para frear o aumento de focos e, logo, graves problemas e enfermidades relacionados a proliferação do mosquito.

Nesses números ainda faltam os resultados de amostras realizadas em duas semanas de trabalho.

Fonte: Prefeitura de Dom Pedrito

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios