- DestaquesNOTÍCIAS

Dom Pedrito registra primeiro caso de Chikungunya do ano

Paciente começou a apresentar sintomas no dia 17 de fevereiro. Confirmação do caso chegou ontem (23) à Secretaria de Saúde

A Secretaria da Saúde confirmou o primeiro caso de Chikungunya no município em 2023. A informação foi divulgada através das redes sociais da Prefeitura no dia de hoje (24), mas a confirmação da arbovirose chegou à vigilância epidemiológica no final da tarde de ontem (23), através do resultado de um exame enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul).  

Segundo informações, a paciente, de um ano de idade, residente no bairro Dr. José Tude de Godoy, começou a apresentar sintomas no dia 17 de fevereiro, entre os quais febre, vômitos e leucopenia (redução do número de leucocitos no sangue). A menina já está em fase de recuperação.

“Ainda não existe vacina ou medicamentos contra Chikungunya. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. É recomendado que a população faça uso de repelentes, se hidrate, e que colabore mantendo pátios e terrenos limpos, não deixando água acumulada em recipientes que se tornam ambientes criadouros do mosquito. Se possível, colocar telas em janelas e portas”, destacou a pasta.

Sobre a doença

A Chikungunya é um tipo de arbovirose, isto é, uma doença causada por vírus que, em sua maioria, são transmitidos por mosquitos, neste caso, o Aedes aegypti, principal agente transmissor de enfermidades como a dengue, a zika e a febre amarela urbana.

Vale ressaltar que a doença não é transmissível de pessoa para pessoa.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são febre, dor no corpo, na cabeça, atrás dos olhos, nas articulações ou abdominal, cansaço, náuseas ou vômitos, vermelhidão e “coceira” pelo corpo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios