- DestaquesNOTÍCIASVARIEDADES

Dom Pedrito recebe 2º Seminário Técnico Internacional “Pecuária Familiar e Desenvolvimento Rural”

Evento segue até amanhã, no parque de exposições Juventino Corrêa de Moura

Começou nesta quarta-feira (21), o 2º Seminário Técnico Internacional “Pecuária Familiar e Desenvolvimento Rural” (Ganaderia Familiar y Desarrollo Rural), que visa debater sobre temas que vão desde a produção agroecológica da pecuária familiar, até a governança territorial e políticas públicas para o setor. Técnicos, extensionistas, estudantes, pesquisadores, docentes e estudantes do Brasil, Uruguai e Argentina participam do Seminário, que está sendo realizado no parque de exposições Juventino Correa de Moura.

A reportagem conversou com representantes da Emater – uma das organizadoras do Seminário. O supervisor regional, Eloi Pozzer, considera que a agricultura familiar precisa desenvolver diferentes formas de agregar renda. “Antigamente, se conseguia sobreviver de uma propriedade com a matriz produtiva – pecuária – limitada em termos de liquidez, se conseguia viver relativamente bem. Hoje, com o aumento de custo no meio rural, obrigatoriamente temos que encontrar alternativas para agregar renda, para que estes produtores se mantenham na propriedade. Caso contrário, os filhos, ou até o próprio produtor acaba abandonando o meio rural”, pondera.

A assistente técnica de Pecuária Estadual, Thais Michel, salienta que para proporcionar maior atratividade ao pequeno e médio produtor, é preciso fomentar a produção. “O perfil aqui do município (Dom Pedrito) é de pecuarista familiar. O papel da Emater é fomentar para que eles criem formas de se manter no campo, dar um escoamento dessa produção, diversificar, não depender de um único tipo de produção”, pontua.

O extensionista do escritório da Emater em Dom Pedrito, Tomás Machado, relata que a iniciativa de realizar o Seminário em Dom Pedrito ocorreu na primeira edição, ano passado, no Uruguai. “Através da Unipampa, do professor Cláudio Ribeiro, um dos responsáveis pela organização, que buscou a Emater”, conta Machado, que avalia, também, que os pequenos produtores, tanto da região quanto do Uruguai e da Argentina, possuem necessidades semelhantes. “Especialmente na questão do Bioma Pampa”.

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e um dos organizadores do evento, Cláudio Marques Ribeiro, diz que o evento é fruto de uma trajetória de um grupo de docentes e pesquisadores brasileiros, uruguaios e argentinos, tratando da mesma temática: Bioma Pampa e a questão do agricultor familiar que trabalha com gado de corte. “Tendo esse contexto, considerando que esses produtores têm uma grande importância econômica no Rio Grande do Sul, são 60 mil famílias que detém 40% do rebanho do estado”, explica.

Além da questão econômica, Cláudio observa também abordagens ambientais e sociais, discutindo esses assuntos durante o Seminário. Além do poder público – Legislativo e Executivo – Ribeiro observa também o aporte da iniciativa privada para realização do evento.

Confira a reportagem completa no Jornal das Oito desta quarta-feira (21), às 20h, na Qwerty TV (http://tv.qwerty.com.br).

Veja a programação do Seminário para amanhã clicando aqui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios