Dom Pedrito passa à condição de infestado por Aedes Aegypti
Foram encontradas cinco larvas do mosquito em armadilha montada pela Secretaria de Saúde

Na tarde de quarta-feira (03) a Prefeitura de Dom Pedrito anunciou, juntamente com a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que foi encontrado no município larvas do mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.
Dez larvas foram encontradas em uma armadilha montada pela própria Secretaria de Saúde e outros cinco vetores (larvas) foram encontradas em um imóvel residencial na cidade.
Em texto enviado pelo Departamento de Comunicação, o poder executivo esclareceu que irá intensificar um trabalho de prevenção, reeducação e inspeção para que a situação seja revertida o mais breve possível.

Na imagem, o folder que será distribuído à população com dicas simples de eliminação de possíveis focos nas residências
Em reunião realizada na tarde de ontem, algumas estratégias foram definidas e deverão ser iniciadas em breve pelo município:
– Desativação das 58 armadilhas (retirar, secar e famblar antes de guardar);
– Manter a revisão dos pontos estratégicos a cada 15 dias;
– Iniciar trabalho de levantamento de índice, mas como faltam agentes (quatro se aposentaram recentemente), o Município está verificando a possibilidade de fazer uma contratação emergencial de Agentes de Combate a Endemias;
– Ações integradas da Saúde com outras secretarias do município (Obras, Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Social e Procuradoria Jurídica);
– Ações complementares como mutirão de limpeza, eliminação de criadouros e capacitação de funcionários (multiplicadores).
A Secretária de Saúde destacou que o município não está passando por um surto endêmico, já que não foram registrados casos das doenças transmitidas por este mosquito. “Estamos montando essa estratégia de combate ao Aedes e faremos um trabalho intenso de conscientização da população sobre os cuidados necessários, pois cada munícipe é responsável pela sua residência”.
Para sair da situação de município infestado, é necessário que Dom Pedrito fique um ano sem apresentar mais nenhum foco.