- DestaquesNOTÍCIAS

Dom Pedrito enfrenta a 11ª enchente em dois anos e meio

Prefeitura fará plantões especiais em razão da cheia do rio Santa Maria

Após uma semana marcada pela instabilidade, o sol retorna entre nuvens ao Estado neste sábado (27). Isto porque uma massa de ar seco avança e deixa o tempo firme em quase todas as regiões. Apenas em algumas cidades do Litoral Norte e da Serra há chance de chuva isolada.

Quanto à temperatura, vai diminuir e o frio ganha força. A mínima, de 6°C, ocorrerá em Santiago, na Região Central, e a máxima, de 17°C, será sentida em Quaraí, na Fronteira Oeste. Em Porto Alegre, os termômetros devem chegar aos 16°C.

No domingo (28), a massa de ar seco avança e o sol predomina em todos os municípios. A mínima, de 5°C, será registrada em Bagé, na Campanha, e a máxima, de 20°C, em Erechim, no norte do Estado. 

Fonte: Gaúcha ZH.

Em Dom Pedrito

O sábado (27) iniciou mais uma vez com tempo nublado, garoa fina e possibilidade de chuva para Dom Pedrito. Ao contrário do que constava na previsão do tempo na sexta-feira, o sol não apareceu durante o período da manhã e pode “dar as caras” apenas durante a tarde. As temperaturas para hoje tem poucas variações em relação ao dia anterior e devem ficar ente os 9°C e 14°C.

Amanhã (28), a previsão para a Capital da Paz é de que, após seis dias de chuva, teremos um dia sem precipitações e com sol entre nuvens. As temperaturas deverão apresentar pequenas variações, sendo esperadas mínimas de 8°C e máximas de 16°C.

As informações do clima foram obtidas no site da Somar Meteorologia.

Nesta sexta-feira (26), o nível do rio Santa Maria subiu consideravelmente. Na metade desta semana, quando tivemos grandes volumes de chuva, as águas no rio não alcançavam a régua de medição na cabeceira da ponte. Já na manhã deste sábado, outra cena foi constatada por nossa equipe no local. O Santa Maria já se encontra com 5 metros e 70 centímetros acima do nível normal. Uma família já foi retirada da sua residência e foi encaminhada ao parque Juventino Correa de Moura.

A Prefeitura lançou uma nota informando sobre plantões especiais que serão feitos nos próximos dias pelas equipes da Defesa Civil do município e também pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social para auxiliar em novas possíveis retiradas de pessoas de suas casas.

Confira o texto na integra e fique atento para os números em caso de emergências deste tipo:

Durante a madrugada deste sábado, dia 27, duas famílias tiveram suas casas invadidas pela água em decorrência da cheia no rio Santa Maria.

A Defesa Civil já estava em alerta em regime de sobreaviso desde ontem. Uma família foi abrigada no parque de exposições Juventino Corrêa de Moura e a outra está na casa de familiares.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Clodoaldo dos Santos, o nível do rio na última medição era de 5,70m, às 10h50min, e continua sendo monitorado.

Comunicamos que a Defesa Civil está em alerta e pode ser acionada a qualquer momento através da Secretaria de Obras no telefone 3243 1335; pelo celular do coordenador 99910 4857 ou ainda pelo193, do Corpo de Bombeiros.

A equipe da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social também está de plantão e pode ser acionada diretamente no local. Pela manhã até às 12h e, à tarde, das 14h às 17h, caso alguma família atingida necessite de assistência.

Departamento de Comunicação da Prefeitura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios