Dom Pedrito é uma das cidades da Região da Campanha mais atingidas pelo temporal que assolou o RS
Segundo a CEEE Equatorial, cerca de 11 mil pedritenses sofreram com a falta de luz; em todo o estado, trabalhadores da empresa enfrentam percalços decorrentes do mau tempo em busca de solucionar os problemas e normalizar o serviço

O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul nas últimas horas não passou despercebido na metade sul do estado. Resquícios do fenômeno climático ocasionaram chuvas intensas e fortes rajadas de vento em toda a região. Em Rio Grande, por exemplo, as lufadas ultrapassaram 100 quilômetros por hora.
Em Dom Pedrito, desde o final da tarde de ontem (12), até o início da manhã de hoje (13), foram registrados em diversos pontos da cidade postes e fios caídos, galhos e árvores quebrados, além da falta de energia elétrica nas zonas urbana e rural, que atingiu cerca de 11 mil pessoas, segundo dados da CEEE Equatorial. Nesta manhã, quatro mil pedritenses continuavam sem luz em suas residências.
Nas últimas 24 horas, foram registrados 92 milímetros de chuva na área central da cidade, como indica o pluviômetro da Qwerty. Em localidades rurais, a exemplo da Serrilhada, as precipitações ultrapassaram os 100 mm, e, de acordo com os institutos meteorológicos, novos volumes são aguardados. Em razão disso, diversos alertas foram emitidos pela Defesa Civil, destacando a possibilidade de alagamentos e enxurradas pelo estado, o que ocasionou a suspensão das aulas nas redes estadual e municipal nesta quinta-feira.
Para tranquilizar seus clientes, a CEEE Equatorial, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no Rio Grande do Sul, emitiu um comunicado na manhã de hoje. No texto a companhia destaca que adotou um “plano de contingência para minimizar os efeitos do novo evento climático. A companhia ampliou toda a estrutura do centro de operações e de seus canais de atendimento, além de disponibilizar mais de 500 equipes para ocorrências”, diz.
Ainda assim, a Equatorial ressalta que os trabalhadores da empresa enfrentam inúmeros percalços em busca de normalizar o serviço em virtude do mau tempo, o que acaba dificultando “acessos [a pontos específicos] em decorrência de alagamentos, impossibilidade de trânsito, necessidade de isolamento de área afetada, retirada de objetos de grande porte que atingiram a rede e reconstrução de postes avariados e de toda a rede elétrica danificada”.
Canais de atendimento da CEEE à população:
- Whatsapp Clara/Atendimento Virtual: (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
- Site: ceee.equatorialenergia.com.br;
- Teleatendimento: 0800 721 2333;
- Para falta de energia, envie um SMS para o número 27307, preenchendo a mensagem com a palavra LUZ e o número da UC (Unidade Consumidora), encontrado no canto superior direito da fatura de energia.
Retirada de árvores e galhos caídos pode ser solicitada à Secretaria de Agricultura
A Secretaria de Agricultura divulgou, também na manhã de hoje, que os telefones (53) 3243-4785 e (53) 98151-0037 estão disponíveis para que a população solicite o recolhimento e a retirada de árvores e galhos caídos após o temporal que atingiu a Capital da Paz. O telefone (53) 3243-4971 não está funcionando.