Dom Pedrito é contemplado em programa Desassorear RS
Anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (29) pelo Governador Eduardo Leite

Na manhã de ontem (29) o Governador Eduardo Leite esteve em Bento Gonçalves para fazer o anúncio das cidades contempladas pelo programa Desassorear RS. Ao todo, 154 municípios receberão investimentos de limpeza de rios e córregos, totalizando 300 milhões de reais em investimentos.
Dentre as cidades gaúchas que receberão as obras, Dom Pedrito é a única da metade sul do Estado. O Santa Maria, rio de nascente, está entre os primeiros a serem contemplados neste projeto.
Por ter decretado situação de emergência durante as enchentes, principalmente em razão do estrago nas estradas rurais e no prejuízo para a Zona Rural, e por se candidatar para receber os investimentos, a Capital da Paz foi contemplada.
Ainda não há uma data definida para o início das obras, mas quatro municípios já deram o “pontapé inicial” ontem mesmo. É o caso de Bento Gonçalves, Santa Maria, Guaíba e Arroio do Meio.
Há dez dias, uma equipe da Sedur-RS (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano) esteve em Dom Pedrito em visita técnica. Segundo nota divulgada pela Prefeitura “Durante essas vistorias, foram analisados locais onde serão desenvolvidas as ações de desassoreamento, visando aumentar a segurança e a resiliência da cidade frente a eventos climáticos extremos”.
O processo de desassoreamento consiste na remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de rios e lagos, causados por ações humanas ou pelo desbarrancamento de terra decorrentes de fenômenos naturais.