Dois importantes eventos culturais ocorrem nos próximos dias
Palestra em celebração aos 17 anos da Sesmaria e abertura de exposição no Museu Paulo Firpo

Dois importantes eventos culturais estão programados para ocorrer: o primeiro, nesta sexta-feira (11), da Sesmaria Cultural, que celebra o aniversário de 17 anos da entidade com uma palestra com Renato Chiaradia, sob o tema “Ciência, Saúde e Espiritualidade – Complementaridade e integração”. Na sexta-feira seguinte (18), o Museu Paulo Firpo realiza a abertura da exposição “A Arte de Coralie G. Peçanha”, com diversas atrações na denominada ‘Noite dos Museus’, celebrada em nível nacional. Para saber mais, entrevistamos o diretor do Museu, professor Adilson Nunes de Oliveira.
Nunes, que também está à frente da Sesmaria Cultural, comenta que a palestra de Chiaradia terá início às 19h, no salão nobre da Prefeitura, com entrada franca. A Sesmaria foi fundada pela professora Eva Portilho, para reunir escritores pedritenses. A poetisa Gisele Bueno Pinto foi a primeira presidente. Duas publicações surgiram do trabalho da entidade: o Braças Literárias e o Manancial, publicação em livro onde os temas são mais abrangentes, entretanto, Adilson diz que na próxima edição – que está em preparo – se preconiza que o tema seja voltado ao valor da história, em virtude, principalmente aos 50 anos do Museu Paulo Firpo, que é um parceiro da Sesmaria.
Na sexta-feira seguinte, dia 18, na Noite dos Museus, será realizada a abertura da exposição “A Arte de Coralie G. Peçanha”, com início às 19h30. Coralie, conta Adilson, foi a primeira pedritense que participou de cursos com arte em porcelana.
Esta é a terceira vez que o Museu Paulo Firpo participa da Noite dos Museus. Além da abertura da exposição, também haverá atrações musicais, palestras, oficina, poesia, literatura, língua portuguesa, tradicionalismo e arte.
Confira a entrevista completa no Jornal das Oito desta quarta-feira, às 20h, na Qwerty TV (http://tv.qwerty.com.br) ou na página da Qwerty Portal de Notícias no Facebook.