- DestaquesNOTÍCIAS

Dislexia – Napi promove capacitação aos professores da rede municipal

O objetivo da atividade é compartilhar conhecimentos sobre a Dislexia, um transtorno de aprendizagem que compromete a capacidade de ler e escrever na criança.

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusivo está promovendo uma capacitação aos professores da rede municipal, da educação infantil, ensino fundamental series iniciais e finais, O objetivo da atividade é compartilhar conhecimentos sobre a Dislexia, um transtorno de aprendizagem que compromete a capacidade de ler e escrever na criança.

Os encontros estão ocorrendo no Salão de Atos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, hoje (24), e no sábado pela manhã. Conforme a coordenadora do Napi, Cristina Souza, foram convidados a participar do encontro, professores da rede municipal, incluindo os da zona rural. Segundo ela, o transtorno atinge um grande número de crianças e por isso compartilhar conhecimentos, expandindo a capacidade de identificar precocemente esse transtorno, pode contribuir para que uma abordagem especial possa ser realizada, trabalhando de forma preventiva, por isso é que é importante o professor estar qualificado para auxiliar na detecção de possíveis casos.

Sobre a dislexia

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.

Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).

Possíveis Sinais

Alguns sinais na Pré-escola

  • Dispersão;
  • Fraco desenvolvimento da atenção;
  • Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
  • Dificuldade de aprender rimas e canções;
  • Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
  • Dificuldade com quebra-cabeças;
  • Falta de interesse por livros impressos.

Alguns sinais na Idade Escolar

  • Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
  • Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
  • Desatenção e dispersão;
  • Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
  • Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);
  • Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;
  • Confusão para nomear entre esquerda e direita;
  • Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;
  • Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas.

Fonte: Associação Brasileira de Dislexia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios