NOTÍCIAS

Direção da Unipampa divulga nota sobre situação da proposta de Mestrado Profissional em Educação no Campo

A direção da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) enviou nota à imprensa esclarecendo sobre o pedido de vistas de um professor, que inviabilizou a implantação de um curso de mestrado de Educação no Campo. O fato teve grande repercussão na comunidade pedritense. De acordo com a nota, não está descartada a possibilidade da disponibilização de vagas na Unipampa.

Confira a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento sobre situação da proposta de Mestrado Profissional em Educação no Campo junto ao campus Dom Pedrito

Gostaríamos de esclarecer à comunidade o fato ocorrido na Universidade Federal do Pampa que tem suscitado alguns questionamentos em relação à Proposta de Mestrado Profissional em Educação do Campo – Rede.

A proposta visa atender uma demanda das diferentes regiões nas quais as universidades participantes estão inseridas. Neste momento, a Universidade Federal do Rio Grande, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Pampa demonstraram interesse em aportar à proposta.

Em cada uma das Instituições, as propostas precisam ser apreciadas em diferentes Conselhos. A referida proposta tramitou nas diferentes instâncias da Universidade Federal do Pampa, em algumas, com apontamentos e sugestões de melhoria. O trâmite por diferentes instâncias visa o estudo das matérias em profundidade, verificando a coerência com os princípios do Projeto Institucional da UNIPAMPA e a conformidade com Estatuto, Regimento, Resoluções e toda a legislação vigente. Durante o último Conselho foram acatados pedidos de vistas, um deles referente à proposta, justamente para avaliar alguma questão a ser analisada.

Quanto à proposta de Mestrado, a informação que obtivemos da Reitoria é que a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) fez o cadastramento da proposta na plataforma da CAPES. A partir da avaliação da CAPES, são consideradas para recomendação as propostas que atendam aos requisitos gerais estabelecidos no âmbito do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Esses requisitos gerais se aplicam a todas as propostas de curso novo, submetidas à avaliação, seguindo-se critérios e parâmetros específicos, que dependem da área de avaliação.

Ao se tratar de uma proposta em Rede, basta que uma das Instituições que inicialmente compõem a Associação em Educação do Campo, faça a submissão. Em caso de recomendação por parte da CAPES, as Universidades participantes poderão abrir turmas a partir da publicação de Editais próprios da Coordenação Geral do Programa, conforme a previsão no Regimento proposto. O que significa que em caso de aprovação, a Coordenação Local da unidade de Dom Pedrito poderá ofertar vagas, sendo assim, não está descartada a possibilidade de disponibilizarmos o Mestrado em questão em nossa unidade.

Cabe destacar o apoio dado pela Direção a todas as proposições atuais e anteriores de Pós-Graduação na unidade. O Campus de Dom Pedrito apresentou propostas anteriores vinculadas aos cursos de Zootecnia, Enologia e Agronegócio. Que por diferentes razões não tiveram recomendação de abertura.

Neste momento a Universidade tem cursos de Graduação e Pós-Graduação sofrendo rebaixamentos nos seus conceitos, por estarem direta ou indiretamente sem as estruturas e orçamento necessários para sua manutenção. Precisamos ter muita responsabilidade durante o processo de abertura de cursos novos. Esses cuidados têm como finalidade garantir a sustentação da qualidade, bem como dos conceitos dos respectivos cursos. 

Todos os servidores da Instituição, bem como a administração superior lutam pela expansão do Campus, um exemplo é nosso empenho em para a aprovação da proposta do curso de Agronomia, porém, o cenário do país afeta diretamente as Instituições de Ensino. Estamos buscando juntamente com todas as unidades e Reitoria o orçamento necessário para retomar obras paralisadas, reformas e infraestrutura básica para novas obras urgentes e necessárias à consolidação dos cursos existentes, bem como para a implantação de novos cursos.

Para finalizar, agradeço a imprensa local pelo espaço dado ao Campus de Dom Pedrito, reitero que a unidade tem se empenhado em melhorar sua estrutura para atender os cursos existentes, buscando o desenvolvimento de propostas de novos cursos de graduação e mestrado.

Respeitosamente,

Equipe Diretiva Campus de Dom Pedrito

Universidade Federal do Pampa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios