Dia da Educação – Conhecimento para superar a crise
Direito de todos, ela também é um dever individual

Hoje, 28 de abril é o Dia da Educação. A data foi estabelecida em 2000, por conta do Fórum Mundial da Educação ocorrido em Dakar e organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação. Mais do que celebrar, a data deve servir como marco de reflexão para a sociedade que, apesar de todos os avanços científicos e tecnológicos, ainda se encontra em um contexto de crise, política, social, econômica e diplomática.
Mas e afinal, o que a educação tem a ver com a superação de crises? Definitivamente tudo. O indivíduo detentor do conhecimento, seja ele acadêmico ou moral, tem a capacidade de trabalhar em favor da sociedade a qual ele faz parte. Uma vez que o ser enxerga no outro uma continuação de si mesmo; quando percebe que o país vizinho ou do outro lado do orbe pertence ao mesmo planeta que o seu, a perspectiva individual deixa de existir para que o todo prevaleça.
Investir em educação, portanto, deve ser uma prioridade de todos os governos que desejam efetivamente ver a sua e as outras nações prosperar. Pela educação, o indivíduo tem lançadas as bases sociais, éticas e morais, que são essenciais para a sua formação.
Direito fundamental de toda pessoa, a educação é a principal ferramenta capaz de gerar impactos nas diversas áreas da vida do ser humano, o desenvolvimento social, econômico e cultural são algumas delas. Aprender o que é certo e errado, conhecer os direitos de cada um como saúde e bem-estar são consequências de uma educação de qualidade.
Se quisermos governantes melhores, mais competentes e honestos, tratemos de formar pessoas com educação de qualidade; se esperamos ter um futuro maior qualidade de vida, empenhemo-nos em construir as bases da educação acessível á todos. Não há outra fórmula.
O esforço e empenho pessoal também são necessários. Se a educação é um direito de todos, também é um dever de cada um buscar as alternativas para o crescimento pessoal. Dever do Estado, mas também do cidadão.
Hoje, no Dia Mundial da Educação, que a reflexão seja a tônica da vez, para que amanhã possamos celebrar a conquista oriunda dos esforços despendidos em prol do acesso à educação de qualidade para todos.