Detentos ficam feridos em tumulto no Presídio Estadual de Dom Pedrito
Seis apenados foram levados ao Pronto Socorro para atendimento; três em estado grave

Um tumulto em duas celas da Galeria A do Presídio Estadual de Dom Pedrito deixou pelo menos seis detentos feridos na tarde desta segunda-feira (19), por volta das 14h. De acordo com informações obtidas pela reportagem, os detentos colocaram fogo em colchões, o que acabou se espalhando rapidamente, sendo necesário que os agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) acionassem o Corpo de Bombeiros, que enviou ao local duas viaturas para que o fogo fosse controlado. Além dos bombeiros, agentes que estavam de folga, policiais civis e militares também foram chamados para que a situação fosse controlada o mais rápido possível.
O Samu foi acionado para socorrer os detentos que ficaram feridos e os levou ao Pronto Socorro para atendimento. Os apenados atendidos foram: Elaine Zambrano da Fontoura, que ficou em estado de choque; Daiane Kreiss e Alessandro Vaz, que ficaram com dificuldade respiratória.
Já os detentos que ficaram em estado grave, com queimaduras de 3º grau, foram: Patrick Silva Peçanha, Isac Martins Gonçalves e Ederson Veiga Fontoura. Um deles foi removido para Santana do Livramento. Os outros dois aguardam leito em outras cidades. Uma agente penitenciária passou mal por ter inalado muita fumaça e, após ser atendida, foi liberada e passa bem.
Agora, a Susepe investiga a motivação do incêndio e trabalha na identificação dos supostos autores do crime para que eles sejam responsabilizados criminalmente. A Polícia Civil faz a segurança em frente ao Pronto Socorro.