- DestaquesNOTÍCIAS

Desinteresse em seguir carreira no magistério também é presente em Dom Pedrito

Desvalorização em diferentes aspectos afasta jovens dos cursos destinados à formação de professores

O Banco Interamenicano de Desenvolvimento (BID) divulgou sexta-feira (27), pesquisa apontando o desinteresse dos jovens na carreira do magistério: no Brasil, apenas 5% dos jovens de 15 anos pretendem ser professores na Educação Básica, enquanto 21% pensam em estudar engenharia. O desinteresse se dá, antes de tudo, pela desvalorização do profissional da educação, salários defasados e a consequente desmotivação dos próprios profissionais que atuam na área.

Em Dom Pedrito, o Instituto de Educação Bernardino Ângelo, tradicional – e uma das mais antigas – escola do município, é uma das formadoras de professores, oferecendo o curso normal/magistério, que prepara estudantes para atuar nas séries iniciais, além de fornecer uma base sólida para quem pretende frequentar uma universidade, assim mesmo, a diretora Fabiana Cassol salienta que tem sido cada vez difícil formar turmas. “Tivemos uma grande queda na procura do ensino normal, desde 2016, quando assumi (a direção da escola) já vinha decaindo bastante. Nós, professores, acreditamos ser até pela desvalorização da carreira de magistério”, contou Fabiana. A direção tem procurado estimular estudantes do 9º ano do ensino fundamental para atrair alunos ao educandário.

A turma do primeiro ano é composta por 26 alunos. Uma das alunas, Rayanne Oliveira, contou que o magistério foi uma das opções que lhe foi apresentada, quando alguns alunos e professores do Bernardino Ângelo realizaram uma visita em sua antiga escola. “Eu me interessei bastante. É difícil a procura de quem quer ser professor, de quem quer ensinar”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios