DENÚNCIA | Presídio de Dom Pedrito sofre com invasões quase que diárias
Criminosos adentram no pátio externo, fazem arremessos ou sobem no telhado da casa prisional para entregar drogas e celulares aos detentos

O Presídio Estadual de Dom Pedrito vem sendo alvo de invasões de seu pátio externo quase que diariamente. É o que afirma uma fonte da reportagem da Qwerty ligada à Susepe – Superintendência de Serviços Penitenciários do RS. O crescente número de apreensões registrados na Delegacia de Polícia Civil do município evidencia o caso.
A suspensão das visitas por conta da pandemia da Covid-19 dificultou a entrada de drogas e outros materiais ilícitos no presídio local. A forma encontrada pelos criminosos foi então, arremessar pacotes para o pátio interno. As denúncias dão conta de que os indivíduos invadem o pátio externo sempre depois da meia noite. Quando não arremessam os pacotes, sobem no telhado e agachados entregam os materiais pelas grades das celas, mostrando que a audácia dos criminosos está cada vez maior.
Em algumas invasões, disparos de arma de fogo foram efetuados por policiais penais de plantão na tentativa de impedir tais ações.
O que diz a direção
O diretor da instituição, Dilson Garcia Pereira, admitiu que as invasões e arremessos no presídio local estão altos, mas que a direção está tomando as providências necessárias para enfrentar o problema. Um projeto de monitoramento já foi encaminhado ao Ministério Público. Também está sendo analisada a possibilidade de construção de um muro em volta da casa prisional para impedir a entrada de pessoas não autorizadas no perímetro da instituição. Pereira reforça que todas estas ações criminosas estão sendo registradas na Polícia Civil para posterior investigação.