- DestaquesNOTÍCIAS

Dengue, Zika e Chikungunya: doenças voltam a preocupar o país

Em Dom Pedrito, a presença do mosquito transmissor já não é mais uma surpresa

Nas últimas semanas, noticiários em todo Brasil falam sobre preocupação com os crescentes números de casos de Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.

Com pesquisas avançadas já há alguns anos, o Governo Federal iniciou agora em fevereiro a distribuição das vacinas Qdenga para os primeiros estados, mas o imunizante não será disponibilizado em larga escala por se tratar de um número limitado de doses.

O público-alvo da primeira etapa da vacinação é o grupo prioritário, que inclui crianças entre 10 e 11 anos.

Há alguns dias, o Governador Eduardo Leite solicitou ao Governo Federal que realize o envio das vacinas para o estado o mais breve possível, visto que há uma escalada no número de casos no RS, incluindo casos de mortes.

A rede privada também não possui a vacina, visto que laboratório que produz o imunizante está, neste momento, atendendo exclusivamente a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS).

SINTOMAS

Caso a pessoa identifique sintomas semelhantes às doenças, deve procurar as UBSs, o Pronto-socorro ou um médico de sua preferência. Caso o profissional ache necessário, irá indicar que o paciente procure pela Vigilância Epidemiológica para realizar o teste de sangue para comprovar a patologia.

Sintomas da Dengue: febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

Sintomas da Chikungunya: dores atrás dos olhos, nas articulações, no abdômen ou nos músculos, febre, calafrios, fadiga, febre alta, febre leve ou suor, náusea ou vômito, dor de cabeça, inchaço dos gânglios ou irritação na pele.

Sintomas de Zika Vírus: dores atrás dos olhos, nas articulações ou nos músculos, fadiga, febre, calafrios, perda de apetite ou suor, dor de cabeça, irritação na pele, vermelhidão nos olhos ou vômito.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios