Decisão sobre carnaval de rua em Dom Pedrito pode sair ainda hoje

A Prefeitura aguarda para hoje, quarta-feira (15), uma definição do comando da Brigada Militar em nível de Estado, sobre que níveis de segurança poderá oferecer para a eventual realização do carnaval de rua de Dom Pedrito. A expectativa das lideranças, nos últimos dias, não era otimista sobre a possibilidade de a Brigada dispor de 14 policiais militares de outros municípios para ajudarem na segurança em Dom Pedrito, número que, somado aos apenas seis PMs disponíveis em nível local, atingiria os 20 militares considerados indispensáveis para viabilizar o evento com segurança.
Os entraves, porém, não terminam aí. Ontem (terça-feira), o secretário municipal de Governo, Marco Antônio Rodrigues, admitiu que a maior parte das agremiações carnavalescas não está devidamente regularizada e com CNPJ em dia, o que inviabiliza que lhes sejam liberados recursos públicos.
Desta forma, Prefeitura e agremiações estão trabalhando com a hipótese de um evento que está sendo chamado de ‘carnaval participativo’, isto é, que acontecesse algum desfile de menor proporção, sem competição (premiação), talvez com horário mais reduzido, onde a Prefeitura entraria com o pagamento da sonorização e decoração da avenida, tão somente. Nesta fórmula, os carnavalescos estão defendendo que o carnaval saia nos dias 25 e 26 de fevereiro, sábado e domingo, para as datas coincidirem com o feriadão em que pedritenses que moram em outras localidades vêm visitar seus familiares.
Entretanto, retorna-se, assim, ao problema de segurança, que dificilmente será possível (aquele número mínimo de brigadianos) para fevereiro. Uma data alternativa, no contexto, seria os dias 4 e 5 de março quando, possivelmente, haveria efetivo de outros municípios que viriam para Dom Pedrito com diárias pagas pelo Consepro (Conselho Municipal Pró-Segurança Pública).
O dia de hoje (15) começou com todas essas interrogações que, espera-se, sejam esclarecidas no decorrer do período.
Silvio Bermann