- DestaquesMULTIMÍDIANOTÍCIAS

Debatendo a pecuária familiar em amplos aspectos, 2º Seminário Técnico Internacional chegou ao fim nesta quinta-feira

Próxima edição do evento será na Argentina

Chegou ao fim nesta quinta-feira (22) o 2º Seminário Técnico Internacional “Pecuária Familiar e Desenvolvimento Rural” (Ganaderia Familiar y Desarrollo Rural). A reportagem conversou com o professor Cláudio Marques Ribeiro que fez um levantamento sobre o evento, que debateu a pecuária familiar sob amplos aspectos: econômicos, sociais e ambientais. O evento reuniu especialistas brasileiros, uruguaios e argentinos, além de estudantes, extensionistas e produtores rurais.

Ribeiro conta estar satisfeito com o resultado do evento, pois especialistas dos países vizinhos compartilharam suas experiências, e também a participação expressiva de alunos, tanto de Dom Pedrito quanto de outros municípios.

Durante a manhã de hoje, as discussões do eixo três debateram questões envolvendo a governança territorial. Também a apresentação de um painel final, onde foi abordado o fechamento do Seminário, além da próxima edição, que será realizado em La Plata, Argentina.

Apesar do Bioma Pampa ocupar apenas 2% do território brasileiro – embora, no Rio Grande do Sul, seja 63% do território -, entretanto, Ribeiro enfatiza que o Pampa estende-se através do Uruguai, Argentina e uma ‘’ponta’’ no Paraguai. “Nessa região, por suas características fisiográficas – solo, clima, vegetação, questão do campo natural – e pela formação histórica muito parecida, tem esse tipo de pequeno produtor, que se dedica à pecuária de corte”, comentou.

Um dos temas debatidos no Seminário foram às políticas públicas distintas entre as três nações, para tratar sobre a pecuária familiar. “Talvez, ainda, no Brasil, embora o pouco reconhecimento que esta categoria social tem, ainda é o país em que tem mais políticas públicas para eles”, pontuou, embora Argentina e Uruguai também apresentem concepções governantais diferentes.

O professor destaca a participação expressiva da comunidade, através das forças vivas, mas também o fato de colocar Dom Pedrito no mapa acadêmico. “Tentamos trazer uma visão acadêmica de outros lugares do Pampa”.

https://www.facebook.com/qwerty.portal.de.noticias/videos/1644352942312532/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios