Da lida campeira ao topo do pódio – conheça o pedritense campeão Sub-20 dos 3000 m com obstáculos

Seu nome é Pedro Adeni Pereira dos Santos, um rapaz de apenas 18 anos, morador do 1º distrito de Torquato Severo, zona rural de Dom Pedrito, e que foi campeão do campeonato estadual sub-20 de atletismo, na modalidade 3000 m com obstáculos. Pedro também competiu nos 3000 m rasos, ficando em oitavo lugar.
O atleta conversou com a reportagem do Portal Mais Dom Pedrito por WhatsApp. Preferiu explicar sua rotina através de áudios, o que foi particularmente curioso e autêntico – O áudio veio carregado de simbolismo, com sons do campo entrecortados pelo canto dos passarinhos, de galos e relinchos de cavalos.
Sua determinação é singular. Pedro conta que a competição ocorreu na pista da Sogipa, em Porto Alegre e que sua preparação mais intensa começou em fevereiro deste ano, momento em que ficou sabendo desta competição e também quando iniciou seus treinos com os obstáculos. Atentem para este detalhe – o atleta mora na zona rural, o que o obrigou a criar seus próprios obstáculos, de madeira, para poder treinar. E foi assim, com força de vontade e muita determinação, em estradas de chão batido, com equipamentos improvisados que ele superou seu primeiro obstáculo.
Pedro conta que estuda de manhã, ora a distância, ora presencialmente, na Escola Risoleta de Quadros, na vila de São Sebastião, onde cursa o 3º ano do Ensino Médio. À tarde, trabalha na lida campeira. E é só depois de seus afazeres, em torno das 19h, com o dia já findando, que ele começa seus treinos, rotina que se repete seis, até sete dias por semana.
Mesmo correndo pela ANR de Ijuí – Associação Noroeste Runners, Pedro posou para a foto com a bandeira de Dom Pedrito, orgulhoso da conquista e com mais garra para seguir lutando, superando as barreiras da vida e das pistas.

