CORONAVÍRUS: O que já se sabe sobre a doença
Doença já deixou centenas de vítimas na Ásia; OMS está em alerta para evitar nova epidemia.

Um misterioso vírus responsável por provocar um surto de pneumonia colocou a China e os países asiáticos vizinhos em alerta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que se trata de uma nova cepa de coronavírus que foi identificada na cidade de Wuhan, na província de Hubei, e que já se espalhou para outras partes da nação mais populosa do mundo. Pouco se sabe sobre o novo vírus e sua origem. No entanto, as autoridades chinesas constataram que a doença se transmite entre humanos, o que aumenta a preocupação de uma epidemia mundial.
Os coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo (serve diretamente para a síntese proteica), conhecidos desde meados dos anos 1960. Têm capsídeo helicoidal e envelope bilipídico e podem infectar tanto seres humanos como animais
O que é o novo coronavírus registrado na China?
A origem do chamado “novo coronavírus 2019” ou “2019-nCoV” ainda é desconhecida. A hipótese mais provável é de que a fonte primária do vírus seja animal e que tenha começado a circular em um mercado de frutos do mar em Wuhan. As autoridades, porém, não identificaram qual foi o suposto animal infectado ou como começou a transmissão.
Coronavírus são uma grande família de vírus da qual alguns são responsáveis por causar doenças em humanos. A maioria circula em animais como camelos, gatos e morcegos.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), os coronavírus animais raramente podem evoluir, infectar pessoas e se espalhar, como foi observado durante os surtos da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS, na sigla em inglês) e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês).
A SARS também surgiu na China e deixou mais de 800 mortos no mundo entre 2002 e 2003.
O agravamento do surto no novo coronavírus fez a OMS anunciar a criação de um comitê de emergência para tratar do vírus.
Quais são os sintomas do novo vírus chinês?
O principal sintoma do novo coronavírus chinês é uma febre forte, que pode vir acompanhada de tosse, aperto no peito, falta de ar e dificuldade de respirar. Alguns pacientes examinados tinham líquido nos pulmões, caracterizando pneumonia viral.
Como o coronavírus é transmitido?
Vários pacientes internados em Wuhan frequentavam o mercado de frutos do mar da cidade chinesa, o que sugeriu inicialmente que a transmissão do novo coronavírus ocorresse dos animais para as pessoas. No entanto, cresceu significativamente nos últimos dias a quantidade de infectados que não tiveram nenhum tipo de contato com o mercado, indicando que a transmissão da doença possa se dar de pessoa para pessoa. O governo chinês confirmou a informação.
Quais países já registraram o novo coronavírus?
China, Coreia do Sul, Tailândia, Japão, Macau, Estados Unidos e Austrália registraram infecções pelo novo coronavírus até esta quarta-feira, 22. Pelo menos meia dúzia de países da Ásia e aeroportos ao redor do mundo já rastreiam passageiros de companhias aéreas da China.
Quantas pessoas foram infectadas pelo novo vírus? Quantas morreram?
Até esta quarta, nove pessoas morreram e cerca de 500 foram infectadas.
Fonte: Estadão