Corede Campanha aprova Planejamento Estratégico em Assembleia

Ontem, terça-feira (25), o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Campanha realizou, no salão de atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), assembleia para análise e aprovação do Planejamento Estratégico, que traça diretrizes, gestões e projetos que serão desenvolvidos ao longo dos anos na região. O Corede Campanha abarca os municípios de Dom Pedrito, Bagé, Hulha Negra, Candiota, Lavras do Sul, Caçapava e Aceguá.
Segundo informa o jornal Minuano, a presidente do Corede, Lia Quintana, realizou a abertura da assembleia, destacando que todos os projetos da Consulta Popular 2016/2017 foram aprovados, elencando como ocorreu a divisão de recursos, principalmente na área da saúde. Sobre o Planejamento Estratégico, a reitora reiterou que foi construído dentro de suas etapas e cronograma estipulado durante os fóruns, advertindo que o desenvolvimento regional não pode ser pensado apenas em nível de Consulta Popular, precisando buscar outras formas e linhas de captação de recursos.
O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), representou a Assembleia Legislativa e felicitou o grupo pela elaboração do Planejamento. Ainda, a Consulta Popular deste ano está programada para ocorrer em agosto.
Sobre o Planejamento
O Planejamento elenca diretrizes até o ano de 2030, buscando o desenvolvimento sustentável da Campanha, valorizando as potencialidades regionais, otimizando processos produtivos e a promoção da qualidade de vida. Dentro destes adjetivos, objetivamente está o desenvolvimento da agricultura, prestação de serviços, infraestrutura, mineração (que vem chegando com força na região, apesar das controvérsias sobre o tema), e valorização do patrimônio histórico-cultural.
Projetos aprovados em 2016, com implementação em 2017 na região
Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica: Oportunizar formação continuada aos profissionais da educação, Escola e comunidade escolar, objetivando a implementação de políticas da educação em todas as etapas e modalidades da Educação Básica; a socialização de práticas pedagógico-culturais bem sucedidas; a troca de experiências e a circulação de ideias; a construção e reconstrução do conhecimento visando qualificação dos profissionais da educação sobre o processo de ensino e compreensão de como o aluno aprende e demais temáticas na área da educação, através da realização de reuniões, sessões de estudo, oficinas pedagógicas, seminários, encontros e conferências de abrangência local, regional, inter-regional, estadual, nacional e internacional, atendendo às demandas da Consulta Popular.
Regionalização da Saúde: Executar a cooperação financeira com os municípios e instituições para a qualificação da atenção secundária e terciária, incluindo a urgência pré-hospitalar, assistência farmacêutica e vigilância em saúde, visando ao desenvolvimento de serviços e ações estratégicas à saúde, conformando a rede de atenção à saúde (RAS) e a melhoria do acesso, atendendo às demandas da Consulta Popular.