- DestaquesNOTÍCIAS

Consulta Popular: votação acontece na próxima semana

Eleitores deverão escolher uma das 10 demandas apresentadas na cédula

A fase mais importante da Consulta Popular ocorre a partir de terça-feira (20), quando os eleitores decidem, através de voto, quais serão às demandas contempladas com recursos dentro do orçamento do Estado. Caroline Silva, assessora da Central de Projetos da Secretaria do Planejamento, esclareceu algumas dúvidas sobre o pleito que acontece em todo Estado. No Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha), 10 demandas estarão na cédula, mas quatro estão sendo elencadas como imprescindíveis ao município.

A votação ocorre durante terça, quarta e quinta-feira – 26, 27 e 28. Será possível votar através da internet, no site da Consulta Popular, nos pontos de votação espalhados pelo município ou mesmo por mensagem de texto – SMS. O eleitor precisa ter domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul e fornecer, no momento do voto, o número do Título de Eleitor. Carolina salienta que foi possível colocar na cédula de votação do Corede Campanha quatro demandas elencadas na plenária municipal.

Cada eleitor poderá escolher uma demanda, destas, quatro linhas estão sendo defendidas no município: demanda nº 1, apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, nº 2, ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, nº 3, reaparelhamento dos órgãos de segurança e a demanda nº 8, laboratórios tecnológicos de aprendizagem para a Educação Profissional Técnica.

O município precisa registrar boa participação de eleitores para alcançar os índices necessários, a exemplo do que ocorreu no ano passado, resultando em recursos para as áreas da Saúde e Segurança, votadas naquela ocasião. Das 10 diretrizes, os quatro projetos mais votados na região serão contemplados com os recursos (na casa dos R$ 3 milhões), também variando de acordo com o índice de votação por município, por isso necessário é a participação do eleitor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios