Confira estatísticas e dicas para prevenir afogamentos

A reportagem da Qwerty Portal de Notícias procurou o Corpo de Bombeiros de Dom Pedrito para obter informações referentes a dicas de prevenção de afogamentos, principalmente nessa época do ano, onde muitos banhistas aproveitam o verão em balneários e praias com a família e amigos.
Recebemos uma cartilha elaborada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), a qual traz importantes estatísticas e dicas de prevenção sobre o assunto. Segundo levantamento feito pela Sobrasa, a cada 84 minutos um brasileiro morre vítima de afogamento. Homens morrem seis vezes mais, sendo que adolescentes têm o maior risco de morte. Outro dado que chama a atenção, é que 51% de todos os óbitos ocorrem até os 29 anos, 75% dos óbitos ocorrem em rios e represas e 51% das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorrem em piscinas e residências.
Ainda conforme a cartilha, crianças menores de 9 anos se afogam mais em piscinas e em casa. Já crianças de 10 anos e adultos se afogam mais em águas naturais (rios, represas e praias). Afogamento é a segunda causa que gera morte na faixa de 1 a 9 anos, terceira causa de 10 a 19 anos e quarta causa de 20 a 25 anos. Outro dado apresentado, é que crianças de 4 à 12 anos que sabem nadar se afogam mais pela sucção da bomba em piscinas. Por fim, 44% dos afogamentos ocorrem entre novembro e fevereiro.
- Crianças a distancia de um braço mesmo que saibam nadar;
- Nade onde exista a segurança de guarda-vidas;
- Restrinja o acesso a piscinas e tanques com uso de cercas;
- Sempre utilize colete salva-vidas em barcos e esportes com pranchas;
- Aprenda natação, medidas de segurança na água e primeiros socorros.
Ao ajudar alguém em perigo na água
- Reconheça o afogamento – banhista incapaz de deslocar-se ou em posição vertical na água com natação errática;
- Peça a alguém que chame por socorro (193);
- Observe ou peça a alguém que vigie a vitima dentro da água enquanto tenta ajudar;
- Pare o afogamento – Forneça um flutuador;
- Tente ajudar sem entrar na água – mantenha sua segurança;
- Use uma vara ou corda para retirar o afogado;
- Só entre na água para socorrer se for seguro a você, e use algum material flutuante.
Para sua própria ajuda
- Se você estiver se afogando, não entre em pânico, acene por socorro e flutue.
- Se o afogado não estiver respirando, inicie a RCP com ventilação imediatamente. 2. Se houver respiração, permaneça junto ao afogado até a ambulância chegar. 3. Procure hospital se houver qualquer sintoma.