Comissão Pró-Abastecimento Público de Dom Pedrito se reunirá nesta segunda-feira

O presidente da Ausm (Associação dos Usuários da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria), Eldo Frantz Costa, convida todos os segmentos que compõem a Comissão Pró-Abastecimento Público de Dom Pedrito para uma reunião que será promovida nesta segunda-feira (19), às 18h, na sede da Ausm (Rua Major Alencastro da Fontoura, 731).
Entre os assuntos em pauta, estará o nível do Rio Santa Maria, que no dia 10 de dezembro, na Estação Telemétrica de Dom Pedrito, estava em pouco mais de 3 metros, mas logo depois a estação parou de funcionar, não se sabe ainda o motivo. Já a régua existente junto ao Posto de Bombas da Corsan caiu, tendo a Companhia sido comunicada a respeito. Desta forma, atualmente, não há como medir o nível do rio.
“A situação está tranquila. A troca de bombas (a maior por uma menor) acontece quando o nível chega a 2m25cm”, explica Eldo Frantz.
Outro assunto em pauta será a necessidade de a Corsan realizar algumas obras na Barragem da Serrinha, que está com várias infiltrações, vazamento no desponte (vertedouro) e, ainda, algumas árvores que precisam ser retiradas da taipa da barragem. “Vamos aproveitar a presença, na reunião, da superintendente adjunta regional, Leia Patrícia Pinheiro Basei, e perguntar-lhe se a Corsan pretende realizar tais obras neste ano”, anuncia o presidente da Ausm.
A tendência, em caso positivo, é de a Corsan começar a captar água da Barragem da Serrinha (neste momento, a captação é 100% do rio, segundo Eldo), considerando-se que, assim, o nível do barramento começaria a diminuir, facilitando as necessárias intervenções. O nível da barragem, no meio da semana passada, estava em 5m98cm, sendo que sua capacidade máxima é atingida com 6m40cm.
Silvio Bermann