COLUNA 360 GRAUS – por Sérgio Roberto Vieira
Liberação da maconha no Uruguai abriu as portas para outras drogas, e país vive a tragédia da violência.

A vizinha República Oriental do Uruguai, já foi um, se não o mais tranquilo e seguro lugar das Américas, chegando a ser chamada de “Suíça da América do Sul”.
Entretanto, lamentavelmente, esse quadro começou a mudar drasticamente, a partir de dezembro de 2013, quando o uso da maconha foi liberado, aliado a lei da tolerância ao uso de pequenas quantidades de outras drogas, como cocaína e heroína, que já vigorava desde 1971.
Rapidamente o vizinho país, num primeiro momento passou a conviver com dois fenômenos: o surgimento de jovens, alguns maltrapilhos, pedindo dinheiro nas ruas da capital e o aumento da sujeira, espalhada por lugares como rodovias, contrariando a história uruguaia de um país higiênico e limpo. Depois, veio a introdução de drogas em seu território e o crescimento geométrico e assustador de violência, com a presença no vizinho país, inclusive de grupos criminosos brasileiros.
Para que se tenha uma ideia, somente nos últimos dias, afora as drogas apreendidas no Brasil, sendo levadas em direção ao Uruguai – como, na tarde de quarta-feira, 25 kg de cocaína e pasta base, apreendidos pela PRF – em Rivera, foram apreendidos mais de 100 kg de maconha, em três apreensões da droga, toda ela introduzida a partir do Brasil.
Os índices de violência, apenas para exemplificar, podem ser evidenciados pelos dois últimos casos registrados em Rivera:
Na madrugada de quarta-feira (29), um homem acabou sendo baleado na mão, durante uma tentativa de assalto no bairro Pueblo Nuevo, na cidade fronteiriça.
Segundo informações, a vítima de 49 anos estava na esquina das Ruas Brasil com Espanha, quando um desconhecido o abordou pedindo cigarros. Diante da negativa, o acusado lhe apontou uma arma de fogo.
A vítima então reagiu, tentando tomar a arma do indivíduo, quando acabou sendo baleado na mão, com o acusado fugindo na sequência sem levar nada. O homem foi socorrido, e o caso está sendo investigado pelos oficiais da Zona Operacional Nº 01 em coordenação com a Fiscal de Turno.
Já na madrugada de quinta-feira (30), um homem foi espancado durante um outro assalto na cidade uruguaia.
Segundo informações, a vítima caminhava pela Av. Itália, quando foi abordado por dois desconhecidos que o espancaram e levaram seu telefone celular, e a soma de $ 500 pesos, fugindo na sequência.
A vítima foi socorrida e um registro foi feito. O caso é investigado pelos oficiais da Zona Operacional Nº 01 em coordenação com a Fiscal de Turno.