Coleta de lixo eletrônico registra procura intensa para descarte de materiais
Pela primeira vez, coleta foi realizada nos bairros

Durante a semana passada, o Departamento de Meio Ambiente (Dema) da prefeitura de Dom Pedrito realizou o recolhimento de lixo eletrônico no município. A ação percorreu três diferentes bairros com o intuito de realizar um melhor recolhimento do lixo com a ajuda da comunidade.
Foram três caminhões lotados com lixo eletrônico, entregues pela população – que participou ativamente – para o descarte adequado. Todo o lixo recolhido é levado pela empresa Natusomos, uma das poucas empresas estabelecidas no Rio Grande do Sul direcionada no ramo de lixo eletrônico e resíduo industrial. A empresa esta localizada na cidade de Horizontina, a qual faz o recebimento de resíduos, o desmonte e descaracterização e, após, encaminha para usina e/ou empresas para que façam a reciclagem dos itens.
Importante destacar a preocupação ambiental com o recolhimento deste material, já que tudo o que consumimos gera resíduos. Assim como os alimentos geram lixo orgânico, os eletrônicos consumidos também geram resíduos.
Denominação
Lixo eletrônico são todos os aparelhos eletrônicos que por algum motivo não são mais utilizados. Esse tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado corretamente.
Danos ao meio ambiente
Os prejuízos com o descarte inadequado destes equipamentos é preocupante. Estes materiais possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, e por este motivo podem provocar contaminação de solo e água. Além do contaminar o meio ambiente, por grande quantidade de plástico, metais e vidro, que demoram muito tempo para se decompor no solo. Também podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.
Empresas que não descartam corretamente seu lixo eletrônico, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei Federal 12.305/10 e Decreto 7.404/10), podem sofrer sanções, como multas, e seus responsáveis responderem criminalmente.