- DestaquesNOTÍCIAS

Chuvas intensas causam grandes alagamentos em Dom Pedrito

Moradores do Bairro São Gregório foram os mais afetados

Já na data de ontem (8), a previsão de chuvas intensas sobre todo o Rio Grande do Sul, deixou em alerta os gaúchos. A região da Campanha, uma das mais atingidas, registrou em Dom Pedrito, volumes perto dos 160 mm em algumas localidades do interior e dos 130 mm na área urbana, isso em pouco mais de quatro horas, o que fez com que diversos pontos da cidade fossem alagados.

Os registros de alagamento começaram perto das 4h, quando a chuva atingiu o seu ápice. Mesmo moradores do centro foram afetados e desde o clarear do dia, trabalhavam na limpeza das residências que foram inundadas. O bairro mais afetado foi, sem dúvida, o São Gregório, nas proximidades da Escola Getúlio Dorneles Vargas, o Ciepe. Várias ruas nessas imediações, como Trilha de Lemos, Alan Kardec, 20 de setembro, 14 de Júlio, Brigadeiro Camilo Mércio e outras, tiveram as residências literalmente invadidas pela água.

A reportagem da Qwerty esteve nesses locais e mostrou a triste situação em que estavam os moradores. Em alguns lugares, havia até correnteza, o que dificultava o próprio deslocamento de nossa equipe de reportagem.

Em uma casa, na Rua Princesa Izabel, a água entrava pela porta da frente, percorria corredores e cômodos, indo até os fundos do imóvel. No interior, móveis levantados, na tentativa de salvar alguma coisa; gatos, galinhas, cachorros, ocupando cadeiras e sofás, também fugindo da água que corria forte por dentro da casa.

Segundo informações dos moradores atingidos no Bairro São Gregório, o canal que corta a localidade não é limpo há bastante tempo, o que, em suas opiniões, deve ter contribuído para que o mesmo transbordasse rapidamente. Mesmo duas ou três horas depois de a chuva parar, a água continuava a ocupar o leito das ruas e o interior das casas.

Em dado momento, durante uma de nossas transmissões, encontramos o Secretário de Obras, Clodoaldo dos Santos, que também é o coordenador da Defesa Civil em Dom Pedrito. Ele contou que, junto de parte de sua equipe, estava visitando os lugares que tiveram problemas de alagamento e que o Parque de Máquinas estava mobilizado para atender as famílias que precisassem de auxílio, inclusive, disponibilizando as instalações do parque de exposições, onde apenas uma família foi abrigada. A 3ª Cia E Cmb Mec, que historicamente auxilia nestas ocorrências, também estava de prontidão, e, de acordo com Clodoaldo, só não participou nesta manhã por uma falha de comunicação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios