Chuvas auxiliam na recuperação hídrica após estiagem
Defesa Civil já monitora rio Santa Maria

As chuvas registradas nos últimos dias na Capital da Paz estão auxiliando na recuperação da situação hídrica do município, que enfrentou uma forte estiagem nos últimos meses, com decreto de situação de emergência reconhecido. A chuva retornou na manhã desta sexta-feira (4) e, segundo a Somar, deverá seguir até a tarde de hoje. Amanhã, o sol deve voltar a aparecer, mas domingo existe possibilidade de pancadas de chuva.
O chefe do escritório municipal da Emater, engenheiro agrônomo Walney Lucas Moreira, avalia que foi possível aliviar os problemas hídricos no interior do município, ocasionados pela estiagem. “A questão das reservas de água ficaram encaminhadas”, pontua. Embora as barragens maiores necessitem de mais tempo para normalizarem o nível – a água destas barragens também foi utilizada para irrigar lavouras -, bebedouros e açudes utilizados na pecuária está sendo possível uma recuperação. A Emater tem mantido constante contato com os produtores rurais.
Algumas localidades, especialmente nas proximidades do limite com Santana do Livramento, registraram ocorrência de granizo, além de maiores volumes pluviométricos. Moreira salienta que o tempo chuvoso poderá prejudicar a colheita da soja. “Por enquanto, em termos de qualidade ela (soja) está boa”, avalia.
A Defesa Civil já está realizando o monitoramento do nível no rio Santa Maria. Esta manhã, o nível era de quatro metros. Para atingir residências, o nível precisa chegar a 5,20 metros.