Chuva retorna ao RS neste final de semana
Em Dom Pedrito, dia nublado e possibilidade de chuva

Fortes temporais podem atingir o Grande do Sul neste sábado (5). Conforme a Somar Meteorologia, o dia será marcado pela chuva intensa, acompanhada de rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo — o que já se verificou ao amanhecer em diversos pontos do Estado.
As áreas mais afetadas serão a Fronteira Oeste, Região Central, Litoral Norte, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre. Em razão da chuva intensa, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um boletim alertando para as condições.
A única região que se livra de tanta chuva é o sul do RS, entre a região de Jaguarão e Santa Vitória do Palmar, onde o tempo firme predomina, por enquanto, sem expectativa para chuva.
Segundo a Somar, esses temporais são causados pela combinação de diversos fatores: o transporte contínuo de umidade que vem da Amazônia, instabilidades que atuam no alto da atmosfera e um sistema de baixa pressão atmosférica no interior do continente. Todos esses fatores servem como combustível para formação de grandes nuvens de chuva e tempestades espalhadas pelo Estado.
Para o domingo (6), a previsão segue apontado para o risco de temporal no RS. No entanto, no decorrer da tarde, a instabilidade avança em direção ao norte e noroeste e, aos poucos, vai perdendo a intensidade. A previsão de chuva é para praticamente todo o Estado. Na Campanha e na Região Sul, a chuva ocorre de maneira mais pontual, intercalada com períodos de sol entre muitas nuvens.
Em Dom Pedrito
O sábado começou com muitas nuvens e um ventinho que aliado a ausência do sol, aumentava ainda mais a sensação de frio que os 10° C registrados nas primeiras horas. a temperatura máxima não deverá ultrapassar os 20° C. Há chance de pequenos acumulados de chuva ainda para hoje, com os volumes previstos para o domingo que podem ser um pouco maiores.
Fonte: GaúchaZH