Chove sem parar: Dom Pedrito registra 80 mm de precipitações
Expectativa dos especialistas é que a chuva continue ao longo da quinta-feira

A chuva se espalha por todo território gaúcho nesta quinta-feira (4). Há risco de temporais e fortes rajadas de vento – entre 60 e 80 km/h. Também há previsão de grandes volumes de chuva, em especial no centro-sul e leste do Estado. Os maiores acumulados, 40mm, estão previstos para municípios como Turuçu, no Sul, e Pinheiro Machado, na Campanha, entre outras cidades (confira abaixo). O volume representa 30% do esperado para o mês nessas localidades.
Em razão da frente fria, as temperaturas não terão grandes elevações na maior parte do Estado. A mínima do dia, 6°C, está prevista para Pedras Altas, no Sul. Já a máxima, 27°C, será em Salvador do Sul, no Vale do Taquari. Na Capital, chove a qualquer hora do dia. As temperaturas ficam entre 14°C e 21°C.
Segundo a Climatempo, essa condição climática ocorre em razão da permanência de uma frente fria, a presença de um corredor de umidade vindo da Amazônia e a existência de cavados nos níveis baixos e médios da atmosfera. Cavados atmosféricos são regiões de baixa pressão que ainda não estão fechados.
Em Dom Pedrito
Após uma madrugada e manhã chuvosas, Dom Pedrito registra, até o momento, 80 milímetros de chuva nesta quinta-feira (04). A expectativa dos especialistas é de que as precipitações continuem ao longo do dia, dando uma trégua apenas na sexta-feira.
As temperaturas hoje sofrem poucas alterações, com mínimas de 11°C e máximas que não devem ultrapassar os 15°C.
Amanhã (05), o tempo esfria e as instabilidades devem se afastar da região da Campanha. Com isso, as mínimas desta sexta-feira prometem ser de 7°C e as máximas novamente serão de 15°C. Dia de sol, poucas nuvens e tempo bom.
O final de semana também será de temperaturas mais baixas em Dom Pedrito. No sábado (06) os especialistas alertam para a possibilidade de formação de geada, já que as mínimas podem ser menores de 5°C no município.
Fonte: GZH.