- DestaquesNOTÍCIAS

Chega ao fim o racionamento em Bagé

Após julho registrar quase 170mm de chuva, níveis das principais barragens aumentou consideravelmente

Devido às chuvas das últimas horas, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) anuncia o fim do racionamento a partir da próxima segunda-feira, 17. A cidade enfrentava a medida desde janeiro, inicialmente de forma preventiva, com seis horas de interrupção na madrugada. Em fevereiro, a ação foi aumentada para 12 horas diárias sem água e, em março, para 15 horas. Com o agravamento da situação, em abril, o racionamento passou para 18 horas. Desde maio, o Daeb havia reduzido para 15 horas por dia sem abastecimento. A precipitação que ocorreu nas últimas horas foi fundamental para a decisão do término da medida.

Segundo a Estação de Tratamento de Água (ETA), já foram registrados 169,5 milímetros em julho, superando a média histórica, que é 135,8 milímetros. Este cenário proporcionou a recuperação das barragens da cidade. O volume da barragem da Sanga Rasa aumentou, nos últimos dias, 4 metros e 20 centímetros. Assim, hoje (13), ela está apenas 2,50 metros abaixo do normal. Em abril, ela chegou a estar com mais de 10 metros negativos. As barragens do Piraí e Emergencial estão cheias.

“Após seis meses de racionamento, enfrentando muitas dificuldades, assim como vários municípios do Rio Grande do Sul, conseguimos recuperar, graças a Deus, os níveis das nossas barragens devido ao grande volume das últimas chuvas”, afirma o prefeito de Bagé, Divaldo Lara. O gestor municipal ainda completa: “O racionamento é um problema histórico que, com o avanço da obra da nossa nova barragem de Bagé, executada pelo Exército Brasileiro e que já está 45% concluída, será definitivamente resolvido”.

“Hoje é um dia que esperamos muito. Esta foi uma das maiores estiagens dos últimos anos. Para não colapsar, realizamos diversas medidas, além do racionamento. Mais uma vez agradecemos à população por toda a compreensão ao longo deste período”, destaca o diretor geral do Daeb, Franco Alves. Ele ressalta a importância de todos continuarem fazendo a sua parte, evitando permanentemente os desperdícios de água.

Fonte: Jornal Minuano

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios