Cavaleiros começam viagem em busca da imagem de São Sebastião

O Largo da Catedral São Sebastião, na tarde de ontem, foi o ponto de saída para os 15 componentes da Associação dos Cavaleiros da Rainha da Fronteira, em busca da imagem de São Sebastião, em Torquato Severo, Dom Pedrito. O presidente da associação Mirabeau Borba, afirma estar feliz em poder retomar a viagem. “Ano passado não conseguimos realizar a cavalgada devido à ameaça do mormo na região. Estamos muito felizes em poder dar continuidade e realizar a 13ª edição desta iniciativa”, pondera. As informações são do Jornal Folha do Sul.
O objetivo da cavalgada, segundo Borba, é resgatar a história do translado da imagem feito pela primeira vez em 1812. “Poucos sabem da importância histórica dessa tradição. Este é nosso grande motivador, apresentar à comunidade a história de como o padroeiro de Bagé foi recebido”, afirma.
Em Dom Pedrito, na Vila de São Sebastião, a coordenadora do evento, Elisena Ubrik, trabalha nos últimos preparativos antes de receber os tradicionalistas. “É um trabalho cansativo, mas imensamente gratificante. Estamos tentando resgatar a tradição desta Vila para com a cavalgada através dessa recepção”, acrescenta.
A previsão é que os cavaleiros cheguem na Vila de São Sebastião na quinta feira, recebidos com churrasco, atrações musicais e missa campal, conduzida por Dom Gílio Felício. O retorno a Bagé acontece na sexta, com previsão de chegada em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição, às 19h. Na sequência, os fiéis seguem em procissão até a Igreja Matriz Catedral de São Sebastião, onde haverá entronização da imagem no templo e missa festiva.
Folha do Sul