- DestaquesNOTÍCIAS

Castrações em animais de Dom Pedrito já ultrapassam 100 atendimentos

Prioridade são fêmeas em situação de rua

A castração dos animais em Dom Pedrito está sendo realizada desde o mês de setembro, quando uma licitação foi aberta para contratar uma empresa responsável por realizar esse serviço na cidade. A empresa vencedora foi a Marisa Clínica Veterinária.

Segundo a médica veterinária, Neusa Marisa Schneider, profissional que realiza as castrações, os procedimentos começaram no ano passado, onde já foram operados mais de cem cachorros no município.

O trabalho foi iniciado nos animais que se encontram abrigados no canil municipal, e agora ela atende, prioritariamente, um total de 12 cadelas por mês que se encontram em situação de rua.

Ainda segundo a médica veterinária, os procedimentos do mês de julho já foram concluídos e os últimos animais estão aguardando o término do período de recuperação, que dura sete dias, para deixar a clínica.

Marisa ainda salientou a importância de esses atendimentos serem aumentados na próxima licitação que será realizada em setembro: “A expectativa é que dobre, pelo menos, essas castrações porque são muitos cachorros. A estimativa é que em Dom Pedrito exista uma média de um cachorro para cada habitante, então são quase 40.000 animais na cidade”, explicou a veterinária.

O projeto é desenvolvido em parceria com a ONG Amigo Bicho, que ajuda na localização dos animais que precisam passar pela cirurgia.

No final do ano passado, a prefeitura e três clínicas veterinárias que atuavam na cidade receberam uma notificação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), através de uma denúncia anônima, para que algumas adequações fossem feitas para continuar oferecendo esse atendimento.

A prefeitura deveria apresentar um projeto escrito e detalhado sobre o serviço disponibilizado, e as clínicas deveriam adquirir equipamentos exigidos por esse órgão.

Segundo Marisa, essas modificações foram realizadas e, no final do mês de fevereiro, o trabalho foi retomado.

Ela ainda destacou que esses animais podem ser adotados por alguém que tiver interesse, já que eles foram retirados das ruas e irão retornar para o mesmo local.

Equipamentos adquiridos após notificação do CRMV-RS.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios