Caso Vera Lúcia – acontece neste momento a primeira audiência
Denominada Audiência de Instrução, estão sendo ouvidas todas as testemunhas arroladas, desde policiais que participaram das investigações, até parentes e amigos da vítima e do acusado

Na tarde de hoje (15), está acontecendo a primeira audiência do Caso Vera Lúcia, mulher que foi dada como desaparecida em maio de 2018 e que depois de um ano de investigações da Delegacia de Polícia de Dom Pedrito, teve o seu corpo encontrado debaixo de três camadas de concreto, de um cômodo construído nos fundos da residência de Leopoldino de Lima Moraes, seu ex-companheiro.
Nesta fase estão sendo ouvidas as testemunhas de defesa e de acusação, bem como os policiais que participaram das investigações que culminaram na descoberta do cadáver de Vera Lúcia. Presidida pelo juiz Luis Filipe Lemos Almeida, as testemunhas falaram diante do representante do Ministério Público, na pessoa do Promotor de Justiça Leonardo Giron, e do advogado de defesa Valdemar Mancilhas.
Desde o início, o desaparecimento de Vera Lúcia esteve envolto em uma atmosfera de informações desencontradas. O suposto desaparecimento ter-se-ia dado logo após ela dar a luz a um bebê prematuro na Santa Casa de Caridade de Bagé. Depois de um mês de sua ausência, os familiares registraram o caso na delegacia local, momento em que as investigações tiveram início.
A primeira testemunha a ser ouvida foi o inspetor Lauro Teles, figura que teve um papel decisivo no desfecho deste caso. Na presença de Leopoldino, ele narrou pormenorizadamente o caso desde seu início, quando a foto de Vera Lúcia foi divulgada na imprensa, dando-a como desaparecida, passando pelas inúmeras diligências e interrogatórios feitos durante quase um ano de investigações chegando finalmente ao dia em que foi cumprido o Mandado de Buscas na casa do então suspeito, ex-companheiro da vítima.
Sobrevieram outros depoimentos de pessoas que tiveram algum envolvimento com Vera Lúcia ou com Leopoldino, com o objetivo de produzir prova oral e debater, entre outras situações a cargo do juiz que preside a audiência.
Ao final, o juiz irá pronunciar ou não o acusado, o que ainda caberá recurso, tanto para a acusação quanto para a defesa.